Irregularidades em padarias

Jornal da Tarde

qua, 19/08/2009 - 7h57 | Do Portal do Governo

Procon visitou 42 estabelecimentos na Capital e encontrou problemas em 29 deles 

A Fundação Procon-SP fiscalizou 42 padarias da capital entre os dias 10 e 14 de agosto e encontrou irregularidades e desrespeito ao Código de Defesa do Consumidor em 29 (69% do total).

Ao todo, foram constatadas 75 irregularidades e alguns estabelecimentos apresentaram mais de um problema. Os fornecedores irão responder processo administrativo e podem ser multados. “Encontramos um número altíssimo de irregularidades nas padarias. Não tem como negar”, diz o assistente de direção do Procon-SP, Carlos Alberto Nahas.

As principais irregularidades foram a falta ou inadequação da informação sobre o preço de produtos expostos à venda – com 15 infrações (20%) – e a falta de informação sobre a validade do produto – 14 infrações (19%). Outras irregularidades foram produtos com validade vencida, ausência de informação sobre composição e presença de glúten, falta de identificação de fabricante e do importador do produto, falta de informação do preço do quilo do pão francês e cobrança de multa por perda de comanda. “O preço do quilo do pão francês deve estar afixado em local visível ao consumidor. Além do preço, a data de validade, o peso e os ingredientes de todos os produtos de fabricação própria devem obrigatoriamente ser informados na etiqueta”, explica Nahas.

Produtos industrializados devem informar a composição, presença de glúten, origem, data de validade, conteúdo líquido, lote, informação nutricional e número do SIF (Serviço de Inspeção Federal), se for de origem animal.

Para dúvidas, reclamações ou denúncias, o consumidor pode procurar os postos de atendimento pessoal da Fundação Procon-SP dentro do Poupatempo Sé, Poupatempo Santo Amaro e Poupatempo Itaquera. Outra alternativa é reclamar via fax (número 3824-0717). Também é possível verificar se a padaria ou supermercado é alvo de reclamação no Procon-SP consultando o site www.procon.sp.gov.br.