IPVA pago à vista terá 3% de desconto

Jornal da Tarde

sex, 23/10/2009 - 7h57 | Do Portal do Governo

Vencimento para placas final 1 começa em 8 de janeiro. Imposto chega a 5% do preço do carro 

O governo do Estado de São Paulo vai dar um desconto de 3% para o contribuinte que pagar o Imposto sobre a Propriedade de Veículo Automotor (IPVA) numa única parcela, em janeiro. Ontem, a Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo divulgou o calendário para o pagamento do imposto. 

O cálculo do tributo depende do modelo do veículo. O porcentual do imposto varia de 3% a 5% do valor total do carro. No caso de veículos novos, o valor calculado é aquele emitido na nota de compra. Para usados, o governo usa uma tabela com o preço de mercado. A previsão da Secretaria é que até o fim do mês esses números sejam divulgados. 

O desconto vale para quem efetuar o pagamento integral do imposto dentro das datas estipuladas para janeiro. Começam a pagar neste mês também os contribuintes que optarem pela quitação do tributo, em três vezes. Quem acertar o tributo integralmente em fevereiro não terá o desconto. 

Em caso de atraso há a incidência de multa de 0,33% por dia, até o limite de 20%. O valor devido de imposto ainda fica sujeito à correção pela taxa básica de juros, a Selic, que hoje está em 8,75% ao ano. 

Para o economista Ayrton Fontes da MSantos, consultoria especializada em varejo automotivo, o pagamento com desconto é uma boa opção para quem tem dinheiro em caixa. “O desconto de 3% é maior que qualquer remuneração que o mercado pode trazer no período.” 

O pagamento integral não é indicado para quem tenha financiamentos bancários e dívidas a pagar. “Se o consumidor não está em equilíbrio financeiro o melhor é parcelar o tributo”, diz Fontes.