Ipesp dá desconto a mutuários

Jornal da Tarde - São Paulo - Sexta-feira, 21 de janeiro de 2005

sex, 21/01/2005 - 8h45 | Do Portal do Governo

O desconto de 100% vale para contratos firmados até 1987 e vinculados ao Sistema Financeiro de Habitação

O Instituto de Previdência do Estado de São Paulo (Ipesp) decidiu conceder descontos de 100% para seus mutuários, desde que os contratos assinados por eles estejam vinculados ao Sistema Financeiro de Habitação SFH. Para ter acesso ao desconto, a pessoa precisa ter assinado o documento de financiamento até o fim de 1987. Esse contrato ainda precisa estar protegido pelo Fundo de Compensação das Variações Salariais FCVS.

De acordo com dados do instituto, há exatamente 4.305 mutuários com direito a participar desse acordo. Desse total, 3.525 contratos estão em dia. Para os titulares desses processos, o trâmite é fácil. Eles devem procurar a sede do Ipesp, na rua Bráulio Gomes, 81, centro de São Paulo.

Esse grupo ainda tem a opção de procurar os postos regionais de atendimento do instituto. Para saber se há uma unidade perto de casa, basta o servidor acessar o site www.ipesp.sp.gov.br. O interessado no desconto ainda pode procurar as agências do Poupatempo.

Para comprovar que possui os requisitos para o desconto, o mutuário deve apresentar seu RG e a cópia simples do último recibo de prestação com a última autenticação bancária.

Existe ainda um grupo de 780 mutuários – 18% de todos os contratos que podem ser beneficiados – em atrasado com seus pagamentos. Eles podem ter acesso ao desconto, mas antes precisarão efetuar os pagamentos ou então renegociar o débito. Esse grupo, entretanto, deve aguardar uma convocação do próprio Ipesp.

De acordo com o Instituto de Previdência do Estado de São Paulo, no entanto, os mutuários que optaram por contratos financiados com recursos próprios da Carteira Hipotecária da entidade não serão beneficiados pelo desconto.

Para esses mutuários, segundo o instituto, a Superintendência do Ipesp elaborou um conjunto de medidas para incentivar a renegociação das dívidas ou quitação de todo o financiamento. Esse projeto foi encaminhado para a Secretaria da Fazenda.