Ipem vistoria lanchonetes do Interior

Jornal da Tarde - São Paulo - Terça-feira, 23 de novembro de 2004

ter, 23/11/2004 - 9h56 | Do Portal do Governo

Instituto de Pesos e Medidas realizou a Operação ‘Post Mix’ em 35 estabelecimentos da região, analisando balanças e máquinas de refrigerante

RODRIGO GALLO

O Instituto de Pesos e Medidas de São Paulo (Ipem) encontrou irregularidades em balanças de pesagem e máquinas de refrigerante em nove lanchonetes e restaurantes fiscalizados durante a Operação ‘Post Mix’, na última sexta-feira, realizada em Campinas, Presidente Prudente, Ribeirão Preto e Bauru, além da Capital. Ao todo, os fiscais verificaram 52 estabelecimentos – 35 no Interior e 17 em shoppings de São Paulo.

Segundo a supervisora técnica do instituto, Vera Lúcia Gonçalves, foram constatados problemas como venda de quantia inferior de refrigerante à determinada no copo – o órgão obriga os estabelecimentos a usarem copos com marcações do total de mililitros que eles comportam – e até mesmo a falta dessas indicações. ‘Cabe ao consumidor receber a quantidade que ele pagou por um produto’, alertou Vera.

No Interior, Bauru foi o município onde os fiscais encontraram mais irregularidades. Dos cinco estabelecimentos visitados, quatro apresentaram algum tipo de problema, como ausência de marcas de referência nos copos e de cartazes indicando o peso do prato. O Ipem também achou na cidade uma balança inadequada para a pesagem.

O instituto não constatou irregularidades em Presidente Prudente, onde todos os nove estabelecimentos estavam de acordo com as normas do órgão. Em Ribeirão Preto, apenas 2 dos 14 locais vistoriados apresentaram problemas, como ausência de marcas de referência e de cartazes. Em um estabelecimento, os fiscais também encontraram uma balança imprópria para a pesagem de sorvete.

Na cidade de Campinas, também houve falhas em relação à quantidade de líquido servido por um estabelecimento, que vendia o produto com 25 mililitros a menos do que o determinado nos copos.

Todos os comerciantes irregulares foram autuados e devem receber multas que variam de R$ 100 a R$ 50 mil. O valor pode ser dobrado em caso de reincidência. O instituto também apreendeu os copos vendidos sem marcadores de referência.

Em São Paulo, fiscais encontraram irregularidades em três estabelecimentos visitados. O principal problema foi constatado no Mc Donald’s do Shopping Iguatemi, onde o copo de refrigerante de 300 ml estava sendo vendido com 40 mililitros a menos. O Mc Donald’s informou que o Ipem realizou de forma incorreta a medição, no balcão da própria lanchonete.

O telefone da Ouvidoria do Ipem é o 0800-130522.