Ipem vistoria e autua caminhões na Imigrantes

A Tribuna - Sábado, dia 20 de maio de 2006

sáb, 20/05/2006 - 12h29 | Do Portal do Governo

De um total de 601 veículos de transporte de cargas perigosoas inspecionados em rodovias paulistas no período de janeiro até o último dia 12, 235 foram autuados, sendo que 116 deles tiveram os certificados de segurança retidos. O balanço faz parte do programa de fiscalização preventiva realizado pelo Instituto de Pesos e Medidas do Estado (Ipem), em conjunto com a Polícia Rodoviária e a Ecovias.

Ontem pela manhã, os técnicos do Ipem fizeram uma blitz no Km 56 da Pista Ascendente da Rodovia dos Imigrantes. Durante cerca de três horas, foram vistoriados 18 caminhões, dos quais quatro foram autuados. Dois tiveram o certificado de segurança retido por causa de problemas nos equipamentos dos veículos.

O supervisor técnico do Ipem, Antônio Carlos Dias, que coordenou a operação, disse que a Baixada Santista recebe mensalmente de uma a duas operações desse tipo. ‘‘O Porto de Santos e o Distrito Industrial de Cubatão são locais que recebem muitos caminhões com produtos considerados perigosos. Por isso, é que temos que marcar uma presença frequente por aqui’’.

A equipe do Ipem é composta por 10 funcionários. Com o apoio de policiais rodoviários, são verificadas as condições do veículo, como freios, iluminação e extintores de incêndio, além de checar o estado do tanque ou ponto de armazenamento do produto. ‘‘Não há um tipo de produto que mereça uma atenção maior. O interesse, nesse caso, é a condição estrutural do caminhão, ou seja, se ele oferece realmente condição de segurança adequada para o transporte’’.

Logo nas primeiras vistorias, os fiscais encontraram problemas. O motorista de um caminhão que transportava combustível, por exemplo, foi alertado para trocar a placa de identificação do tipo de produto, que estava quebrada. Já um outro véiculo, que transportava óleo, apresentou a altura da carreta fora dos padrões exigidos pela norma vigente.

‘‘Estes são casos considerados de rotina, nos quais os motoristas ou empresas proprietárias são imtimadas a cumprir as determinações dentro dos prazos estabelecidos conforme a ocorrência registrada’’, assinalou Dias.

Todas as pendências são anotadas e depois avaliadas através de uma tabela de pontuação, que leva em consideração somente os aspectos de segurança. Caso a contagem atinja um número acima do permitido, o certificado do veículo é retido pelos fiscais no local.

Antônio Carlos Dias disse que as blitze têm contribuído para a diminuição do volume de casos nos últimos anos. ‘‘Esse tipo de ação serve para conscientizar motoristas e empresários do ramo, para que procurem manter seus veículos em ordem’’.

A Assessoria de Imprensa da Ecovias informou que em 2005 foram registrados 17 acidentes com caminhões que transportavam carga perigosa nas estradas do Sistema Anchieta/Imigrantes (SAI). De janeiro a abril deste ano, foram cinco ocorrências, o mesmo número constatado no período do ano passado.