Ipem-SP examina lote de produtos veterinários e reprova 13,85%

Diário do Grande ABC

qua, 05/08/2009 - 8h35 | Do Portal do Governo

O Ipem (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo), autarquia vinculada a Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, reprovou na segunda-feira nove dos 65 lotes examinados de produtos para uso veterinário como ração, suplementos, vacinas, medicamentos, vermífugos, anti-sépticos, bactericidas e para higiene.

Os produtos foram examinados simultaneamente nos laboratórios de São Paulo, Campinas, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, São Carlos, São José dos Campos e São José do Rio Preto. A operação visa defender o consumidor contra possíveis erros na quantidade dos produtos.

Na Capital paulista, das 14 amostras de xampu anti-séptico Virbac, 125 ml, da  Virbac  do  Brasil  Indústria  e  Comércio Ltda, quatro continham menos produto do que o indicado na embalagem. O maior erro foi a falta de 9,10 ml do produto.

Nas 20 amostras de alimento para cães Hill”s, 156 g, da Colgate Palmolive Indústria e Comércio Ltda, faltavam em média 1,5 g (0,96%) do produto. Já as 14 amostras de Wafer para cães Vip Dog, 20 g, da Vip Dog Alimentos Ltda, também apresentaram erro na média: a falta de 1 grama (5%) do produto em relação ao citado na embalagem.

Outra mercadoria que teve erros na média foi o desinfetante Farmasept, 250 ml, da  Farmabase  Saúde Ltda. Nas 14 amostras examinadas faltavam em média 9,6 ml (3,84%) do produto.

Interior – No laboratório do Ipem-SP em São José dos Campos, fiscais detectaram duas amostras com erros da ração para aves de corte-frangos Vida Rural, da Malta Cleyton do Brasil S/A, dentre as quatorze apresentadas. O maior deles foi a falta de 173 g do produto. Uma das 14 amostras da ração para pintinhos em crescimento Linha  Natural  Purina, 5 kg, uma tinha 89 g a menos do produto.

Em São José do Rio Preto, os fiscais detectaram em média a falta de 13,2 ml (5,28%) do injetável uso veterinário Bioforte, da Embravest Empresa Veterinária Ltda, dentre as 14 amostras, 250 ml, apresentadas para o exame. Da mesma empresa, foram reprovadas as 14 amostras de antiparasitário de amplo  aspectro Embramec, 50 ml, pela falta em média de 6,20 ml (12,40%) do produto na embalagem.

Nas 14 amostras do Vermectina uso veterinário Ivermax, 500 ml, da Dispec do Brasil Ind. E Com. De Prods.Agropec.Ltda, faltavam em média 7,20 ml (1,44%) do produtos. 

Em 2008,  a  operação  fiscalizou 121 lotes de mercadorias e 12 (9,99%) foramreprovados. As empresas autuadas devem retirar do ponto-de-venda os lotes dos produtos irregulares e têm dez dias para apresentação de defesa ao Ipem-SP. A partir deste prazo, o departamento Jurídico define a aplicação da multa que pode variar de R$ 100 a 50 mil, dobrando na reincidência.