Ipem-SP alerta para peso de frutas e legumes

Jornal da Tarde - Terça-feira, dia 2 de janeiro de 2007

ter, 02/01/2007 - 11h57 | Do Portal do Governo

Jornal da Tarde

Observação no momento da compra ajuda o consumidor a evitar pagar mais e levar menos

ANGELA CRESPO e ELENI TRINDADE

No verão, frutas e legumes ajudam a compor um cardápio leve e saudável para enfrentar a temporada quente, por isso são mais consumidos e, também, são itens bastante reclamados na Ouvidoria do Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP).

No ranking atual, todas as reclamações sobre esses produtos que chegaram à Ouvidoria mostraram-se corretas e foram objetos de autuação. “É importante o consumidor ficar atento quando são pesados para ver se o estabelecimento está descontando a embalagem. Nos pré-embalados, deve-se observar a data em que eles foram acondicionados, pois a tendência é que esses produtos frescos desidratem com o passar dos dias e, conseqüentemente, percam peso. Dessa forma, o cidadão pode acabar levando uma quantidade menor que a descrita na etiqueta produzida dias antes”, aconselha Paulo Lopes, chefe da Fiscalização de Produtos Pré-Medidos do Ipem-SP.

Lopes explica que as principais queixas se referem ao peso, por isso é preciso ficar atento a esses aspectos para não pagar mais e levar menos. “Este ano em todo o Estado de São Paulo realizamos 2.828 verificações em frutas e 6,8% apresentaram erros quantitativos. O mesmo ocorreu com as hortaliças: foram 4,3% de problemas relativos à quantidade e peso entre os 1.420 exames realizados”, destaca ele. “O consumidor está cada vez mais crítico e são as reclamações levadas a órgãos como o Ipem que ajudam a melhorar a qualidade dos produtos que chegam nas prateleiras, afinal, esses índices de erros ainda são considerados altos”.

E, infelizmente, ainda são poucos os consumidores que procuram o Ipem para reclamar, diz Oswaldo Alves Ferreira júnior, ouvidor do Ipem. “Foram cerca de 14 mil solicitações até novembro e somente 10% de denúncia. Esse número é muito pequeno em relação à população do Estado”, acrescenta Ferreira Júnior.

A razão para esta pouca procura, segundo o ouvidor, é que o cidadão paulista, ainda, infelizmente, não conhece bem o que é o Ipem. “Realizamos uma vez por ano a verificação de instrumentos metrológicos. Mas se o cidadão perceber que no estabelecimento em que ele está comprando há alguma incoerência nesse instrumento, ele pode fazer a denúncia, que voltamos para nova verificação.” Isso também vale para produtos pré-medidos, como arroz, feijão, etc.