Ipem reprova 22 tipos de capacetes em fiscalização no Estado

Jornal da Cidade/Rio Claro

qui, 30/07/2009 - 8h43 | Do Portal do Governo

Na última segunda-feira (27), o Ipem (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo), que é autarquia vinculada à Secretaria da Justiça e da Cidadania, autuou quatro dos 58 estabelecimentos que comercializam capacetes para motocicletas, visitados durante a “Operação Pegasus”. Na ação, também foi incluída a fiscalização de 4.127 pneus novos para motos, em 48 lojas, que obtiveram 100% de aprovação.

Segundo o superintendente do Ipem, Fabiano Marques de Paula, o “Dia do Motociclista” foi uma escolha estratégica para realizar a operação. “A data é comemorativa, mas precisamos usar nossas ações como alerta para o motociclista. Escolher um capacete certificado pelo Inmetro é uma das formas de reduzir as estatísticas de acidentes graves e fatais que envolvem os condutores de motos.”

As equipes de Santo André, Bauru, Campinas, São José do Rio Preto e Ribeirão Preto, além de São Paulo, verificaram 4.993 capacetes, dos quais 14 foram apreendidos e oito foram interditados. O produto deve trazer na parte de trás o selo do Instituto Nacional de Metrologia (Inmetro) e a faixa refletiva obrigatória, além da etiqueta interna costurada na cinta jugular do produto.