Ipem realiza blitze em lojas de Campos

Vale Paraibano - Quarta-feira, dia 12 de julho de 2006

qua, 12/07/2006 - 10h22 | Do Portal do Governo

Fiscalizam em produtos têxteis começou ontem e vai durar três dias na cidade

Marcelo Pedroso

Campos do Jordão

O Ipem-SP (Instituto de Pesos e Medidas) iniciou esta semana uma operação de fiscalização em produtos têxteis fabricados em Campos do Jordão, com nove autuações registradas de um total de 31 estabelecimentos vistoriados até ontem.

A operação é realizada por três agentes do instituto e deverá seguir até a próxima sexta-feira. O objetivo é coibir a venda de produtos do vestuário em geral, cama, mesa e banho fora das especificações vigentes.

A temporada de inverno foi a época escolhida pelo Ipem para a fiscalização em Campos em função do elevado número de turistas e o consequente aumento da produção têxtil do município, com destaque para o setor de malharia.

Em 2005, o Ipem-SP visitou 144 estabelecimentos em Campos e 63 deles estavam comercializando algum tipo de produto têxtil fora dos padrões, com um índice de irregularidade na ordem de 43,75%. Todos os estabelecimentos irregulares foram autuados.

IRREGULARIDADES – Segundo o Ipem, entre as irregularidades mais comuns constatadas até o momento nos estabelecimentos vistoriados estão a falta da inscrição do nome do fabricante e do CNPJ (Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica) na etiqueta dos produtos, além de informações sobre cuidados específicos para a conservação dos tecidos.

Segundo o instituto, a falta destas informações evidencia o caráter informal do comércio e as indicações nas etiquetas, que são obrigatórias, evitam a compra de produtos inadequados às necessidades de consumo do cliente, o que pode causar alergias ou algum tipo de desconforto.

O manuseio dos tecidos de forma não adequada colaboraria para reduzir o tempo de vida útil das roupas.

PROCEDIMENTO – Durante a fiscalização, as equipes do Ipem visitam os estabelecimentos que fabricam, confeccionam e comercializam esses produtos, coletando amostras de tecido para a verificação da correspondência entre a composição indicada na etiqueta, se existir, e os tipos de fibras efetivamente presentes no tecido.

Para obter mais informações sobre as fiscalizações realizadas pelo Ipem ou para fazer possíveis denúncias basta entrar em contato com a ouvidoria do instituto pelo telefone 0800-013-05-22, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.