Ipem: mais de 5 mil solicitações

Jornal da Tarde - Terça-feira, 12 de junho de 2007

ter, 12/06/2007 - 11h45 | Do Portal do Governo

Jornal da Tarde

No período de janeiro a maio de 2007, a Ouvidoria do Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP) recebeu 5.410 solicitações entre pedidos de informações, denúncias e reclamações.

Desse total, 96 ocorrências resultaram em autuações.

Entre os instrumentos, a bomba de combustível permanece em primeiro lugar entre os 10 mais reclamados, com 50,4% das queixas. ‘As queixas sobre as bombas vêm crescendo em virtude de recentes descobertas sobre irregularidades nos postos de combustíveis. A divulgação das operações resulta em um retorno imediato da população, pois a ouvidoria é como um termômetro da sociedade’, afirma Flávio Floret, ouvidor do Ipem-SP.

Entre os produtos, como no levantamento anterior, o pão é o mais reclamado, com 40,4% das queixas. Em segundo e terceiro, brinquedos e botijão de gás, com 6,8% e 4,3% das queixas respectivamente. ‘Os produtos que estão nas primeiras colocações costumam ‘flutuar’ entre os 10 mais reclamados, ou seja, normalmente permanecem entre os mais reclamados porque são muito consumidos’, explica Floret.

‘O uso seguro do botijão de gás, da mangueira e do registro é o tema deste mês no nosso projeto de educação para o consumo realizado em parceria com o Procon-SP e com os Centros de Integração da Cidadania (CICs)’, conclui ele. Informações sobre as palestras pelo 0800-0130522.