Ipem fiscaliza malharias em Campos do Jordão

ValeParaibano - São José dos Campos - Terça-feira, 20 de julho de 2004

ter, 20/07/2004 - 9h40 | Do Portal do Governo

Da Sucursal de Taubaté

O Ipem (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo) começou ontem uma blitz no comércio de Campos do Jordão. A operação, que vai até sexta-feira, tem como alvo as roupas de inverno.

Segundo o Ipem, a meta é fiscalizar no mínimo 50 estabelecimentos, incluindo lojas, malharias especializadas e fábricas de malhas.

De acordo com as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), os vestuários precisam ter etiquetas que indiquem o tipo de tecido usado na confecção e a quantidade de material implementada no processo de fabricação.

O estabelecimento que estiver vendendo um produto sem especificação na etiqueta receberá um auto de infração.

O produto suspeito será encaminhado para testes em laboratório e, se for comprovada a ‘adulteração’, o proprietário do estabelecimento poderá receber desde uma advertência até uma multa, que varia entre R$ 100 a R$ 500 mil, segundo o Ipem. O órgão é vinculado à Secretaria Estadual da Justiça.

A última fiscalização do Ipem em Campos ocorreu em 2002, quando 76 estabelecimentos foram fiscalizados e 14 autos de infração foram aplicados.

A ACE (Associação Comercial e Empresarial) de Campos do Jordão apóia a iniciativa, mas informou que as blitze poderiam ocorrer também em outras épocas do ano, além do período de temporada de inverno.

Marco disse que a ACE poderia contribuir com a fiscalização em uma eventual campanha de conscientização dos empresários quanto às normas técnicas e padrões de qualidade dos vestuários.