Ipem autua 5 lojas por venda de brinquedos irregulares

Rede Bom Dia

seg, 05/10/2009 - 7h57 | Do Portal do Governo

Órgão intensifica as fiscalizações por causa da proximidade do Dia das Crianças

Fiscais da regional do Ipem (Institutos de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo) de Bauru autuaram comerciantes de Marília pela venda de brinquedos e roupas infantis irregulares.

Segundo o órgão, 16 estabelecimentos comerciais foram visitados pela dupla de fiscais que esteve no município ontem e quinta-feira. Destes, cinco vendiam produtos fora dos padrões exigidos e foram autuados. Dos 3,3 mil produtos analisados, 177 apresentavam falhas.

“Para serem vendidos, todos os brinquedos têm que ter o selo do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial). Isso atesta que ele foi rigorosamente testado e não acarretará danos à saúde da criança. Nenhum desses brinquedos tinha o selo do instituto”, disse o diretor do Ipem de Bauru, Gustavo Pinheiro Sanchez.

Sanchez explica que brinquedos com procedência duvidosa podem soltar peças ou ter substâncias tóxicas na composição, podendo ser prejudiciais à saúde. No caso das roupas infantis que também estiveram na mira dos fiscais, não havia especificações sobre a composição dos tecidos e indicações de lavagem nas etiquetas.

De acordo com ele, as fiscalizações são frequentes, mas se intensificam por causa da proximidade do Dia das Crianças (12 de outubro), quando esses produtos estão em evidência.

Todo o material foi apreendido e será destruído. Os comerciantes e fabricantes foram notificados e têm prazo para apresentar defesa. As punições variam de advertência a até multa de R$ 50 mil.