Intervalo de trens da CPTM deve cair para 3 min a partir de 2010

Destak

qui, 05/11/2009 - 7h31 | Do Portal do Governo

Com nova sinalização, espera atual de até 15 minutos vai diminuir em todas as linhas Investimento de R$ 1,1 bilhão vai garantir maior aproximação entre composições.

Um novo sistema de sinalização que será implantado nas seis linhas de trem da CPTM vai permitir a redução do intervalo de circulação entre as composições para três minutos. Hoje, a espera chega a 15 minutos. 

Com o novo sistema, será possível medir com mais precisão a distância e a velocidade do trem que está à frente de outra composição, o que permitirá uma aproximação maior com segurança.

A mudança, que vai custar R$ 1,1 bilhão, deve começar a partir do ano que vem nas linhas 7-Rubi, 9-Esmeralda e 12-Safira. Depois, a partir de 2011, serão beneficiadas as outras linhas: 8-Diamante, 10-Turquesa e 11-Coral, segundo a CPTM.

De acordo com a companhia, os investimentos na mudança de sinalização fazem parte do Plano de Expansão do Transporte Metropolitano. O objetivo do plano é aumentar o número de viagens e, consequentemente, a oferta de lugares e o conforto dos usuários. Hoje, a CPTM transporta 2 milhões de passageiros por dia.