Internos da Febem aprendem a plantar

Jornal da Tarde - Quarta-feira, 28 de abril de 2004

qua, 28/04/2004 - 9h03 | Do Portal do Governo

MARIANA PINTO

A terra está ganhando um significado diferente para um grupo de jovens do Complexo Tatuapé da Febem, Zona Leste. Os adolescentes fizeram uma horta em um terreno dali e já colhem os primeiros frutos. Ontem, foram retirados do local vários pés de alface, couve e dezenas de morangas. A idéia é que a próxima colheita seja doada às famílias desses agricultores iniciantes e de outros internos.

A idéia é alimentar 100 famílias

O projeto, chamado Plante Vida, existe desde o fim do ano passado. Participam dele somente oito adolescentes das Unidades 20 e 33.

Todos recebem uma bolsa-auxílio de R$ 50. ‘Nossa intenção é, no futuro, ampliar o número de vagas’, disse Francisco Batelochio, coordenador do projeto. Foi ele quem resolveu ensinar agricultura para os jovens. Antes da retirada das verduras, adolescentes das Unidades 2 e 12 tocaram percussão e cantaram músicas.

‘Minha intenção é ajudá-los e combater a fome ao mesmo tempo. Desejamos depois atender 100 famílias’, explicou Batelochio. De acordo com ele, os jovens ocupam uma área de 180 m2. ‘Para trabalhar aqui tivemos que retirar 150 toneladas de entulho’, contou. Batelochio comentou ainda que o objetivo é expandir a área para aproximadamente 400m2.

‘Queremos que eles tenham aptidão no trabalho com a terra, o que hoje em dia é cada vez mais raro; passem por uma reeducação moral e apreendam valores’, disse o coordenador. Há colheita todo o final de semana. Na horta foram plantados rúcula, nabo, melão, melancia, abóboras, espinafre etc. São 300 mudas cultivadas.

Um dos meninos, de 16 anos, entrou no projeto ontem e disse estar gostando da novidade. ‘Quero plantar e colher o que plantei’, disse ele que está internado há um ano e um mês por assassinato. Nesse período, fez curso de tapeçaria, encadernação e bijuteria. ‘Até agora gostei mais da tapeçaria porque distrai. Não dá tempo para ficar pensando.’ Ele fez cinco tapetes.

Deu todos para a mãe.

Outro garoto, de 15 anos, já ajudou a fazer os canteiros e plantou rabanetes. ‘Distrai e ajuda a passar o tempo.’ Há sete meses internado, ele contou ter feito o curso de panificação e praticado esportes.