Interno da Fundação Casa vai ter a própria pizzaria

Agência Bom Dia

qui, 24/06/2010 - 15h31 | Do Portal do Governo

Programa ‘História de Vida’ ajuda carentes a realizar o sonho de vida

O programa “História de Vida”, desenvolvido pela Secretaria da Educação da Prefeitura de Sorocaba, que tem como base a Pedagogia Empreendedora, começa a dar os seus primeiros frutos: Um sorocabano planeja a realizar o seu grande sonho, abrir uma pizzaria.

A iniciativa nem seria uma novidade se o empreendedor, ou melhor, o sonhador, não tivesse apenas17 anos e se, até tão pouco tempo, seu futuro não se mostrasse tão incerto. Interno da Fundação Casa, foi nas aulas do programa “História de Vida” e começou a imaginar um futuro diferente.

“Por ser menor, e ex-infrator, a identidade do jovem deve ser preservada”, explica Teresinha Del Cístia, secretária da Educação.

Com as aulas da professora Rosana Nunes, que acontecem semanalmente na instituição, aprendeu os meios para buscar a realização de seu grande desejo.

Com o conhecimento adquirido num curso rápido de gastronomia, idealizou o tipo de negócio, a localização e até o imóvel. Mas faltava o ingrediente principal para transformar o sonho em realidade: o capital para adequar o imóvel e equipar a pizzaria.

É aí que entra mais um parceiro da Prefeitura para ajudar o jovem empreendedor: a ONG Projeto Pérola. O Pérola, que administra as 21 unidades do Sabe Tudo da Prefeitura, por meio de seu banco, está financiamento toda a estruturação do empreendimento.

A pizzaria do jovem será inaugurada brevemente no bairro Júlio de Mesquita. Na próxima semana, quando L.Z.M. deixar a instituição, sairá com a certeza de que nada é possível fazer para reparar os erros do passado, mas que, fundamentalmente, é possível sonhar e mudar o futuro.