Internet pública para deficientes

O Estado de S.Paulo - Segunda-feira, 26 de Setembro de 2005

seg, 26/09/2005 - 11h40 | Do Portal do Governo

Acessórios permitem acessibilidade nos postos e-Poupatempo

Acessórios e programas de computador vão facilitar a vida dos deficientes físicos nas unidades do e-Poupatempo, onde a população é orientada a usar serviços públicos pela internet.

O primeiro terminal equipado para receber pessoas com necessidades especiais foi entregue na semana passada à unidade de Guarulhos (SP). O computador têm um software leitor de tela e um programa que obedece a comandos de voz. “Quando o leitor passa o mouse sobre uma foto, o computador irá explicar o que é aquilo”, exemplifica Álvaro Gregório, gerente do e-Poupatempo.

Além dos softwares, há equipamentos que facilitam o uso do computador pelos portadores de deficiência física. Um deles é o capacete apelidado de Tamanduá, que tem uma ponta de aço que permite a digitação com movimentos da cabeça.

O mouse é especial, com teclas que facilitam os movimentos do cursor. “Ajuda a quem tem mal de Parkirson”, diz. Outro acessório útil é a “colméia”, adaptador de teclado de acrílico, para evitar que tremores prejudiquem a digitação.

Monitores de cristal líquido (LCD), de 19 polegadas, facilitam a leitura de quem tem pouca visão. A ferramenta de lupa aumenta a página de internet em até nove vezes. O mobiliário está adaptado para quem usa cadeira de rodas, com várias regulagens.

Os terminais adaptados serão instalados em quatro postos do e-Poupatempo. Atendentes orientarão a utilização. Haverá também totens de auto-atendimento voltados aos portadores de deficiência nos nove postos do Poupatempo. “Até o fim do ano, todas as máquinas devem ser entregues”, diz Gregório.

A sala de informática do Parque da Juventude, na zona norte de São Paulo, receberá 20 computadores com acessibilidade universal. “Por volta de 14% da população necessita de terminais especiais e irá se beneficiar disso”, estima Gregório.