Internet gratuita pode ser acessada em diferentes pontos da cidade

Jornal Vicentino/Baixada Santista

qua, 10/06/2009 - 12h22 | Do Portal do Governo

Centro Histórico, José Menino, Aparecida, Vila Nova, Vila Mathias e Morro do São Bento têm algo em comum: são locais de Santos que disponibilizam, para a população, o acesso gratuito à internet. A iniciativa contribui diretamente para a inclusão digital não só de santistas, mas de pessoas de toda a região, possibilitando o acesso a sites de empregos, notícias, pesquisas e relacionamento, além de checar e-mails e aprofundar contatos ou diminuir distâncias geográficas com a utilização de programas de conversação instantânea.

A internet com tecnologia Wi-Fi, presente em aeroportos, hotéis, shoppings, cafés, entre outros locais configurados como hotspots (que dispõem de acesso à conexão sem fio ao mundo virtual), também pode ser acessada, a céu aberto, na cidade. Além de ser uma opção de entretenimento, esta iniciativa tornou a cidade uma das pioneiras no Estado a oferecer esse tipo de serviço.

São três pontos de internet sem fio em locais de grande concentração de pessoas: Praça Mauá (Centro Histórico), Parque Municipal Roberto Mário Santini (plataforma do emissário submarino, no José Menino) e Fonte do Sapo (praia da Aparecida). O sistema integra o projeto Infovia Santos, da prefeitura, que tem entre os objetivos interligar o acesso da população aos serviços municipais.

Para ter acesso à banda larga gratuita, basta ir a um desses endereços com um iphone ou um computador portátil, dotado de cartão ou placa wireless. Neste último caso, deve-se clicar com o botão direito do mouse no ícone conexão de rede sem fio, selecionar a opção exibir redes sem fio disponíveis, escolher a rede e clicar em conectar. Em seguida, abrir o navegador, e usufruir da internet.

Acessa São Paulo

Além dos pontos de internet sem fio, Santos abriga núcleos do programa de inclusão digital Acessa São Paulo, viabilizado por uma parceria entre o Governo do Estado e a prefeitura, que possibilita o contato com as tecnologias da informação e comunicação, especialmente a internet.

São estes os espaços que disponibilizam computadores para utilização gratuita, por períodos de 30 minutos: Infocentro, instalado desde 2006 no Mercado Municipal (Praça Iguatemi Martins s/nº, Vila Nova), que funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h; na sede da Agem (Agência Metropolitana da Baixada Santista, Rua Joaquim Távora, 93, 6º andar, Vila Mathias), de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h; e no Poupatempo Santos (Rua João Pessoa, 246, Centro Histórico), de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, e sábados, das 9h às 14h. Este último endereço também dispõe do E-Poupatempo, voltado ao acesso da população a serviços públicos na internet.

Outra opção é a sala de internet do Centro Cultural, Esportivo e Turístico do Morro do São Bento (Rua São Luiz s/nº), que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 21h. No local, 15 computadores ligados à internet são disponibilizados para pesquisas digitais de pessoas cadastradas – por mês, são contabilizadas cerca de 2.500 pessoas de diversos locais da cidade, como moradores dos morros Nova Cintra, Caneleira, Pacheco, Zona Noroeste e até da própria comunidade – além de cursos gratuitos de inclusão digital.