Integração de trem e metrô na Luz vai começar na terça

Jornal da Tarde - São Paulo - Quinta-feira, 25 de novembro de 2004

qui, 25/11/2004 - 8h48 | Do Portal do Governo

Usuários da CPTM e do Metrô poderão, a fazer a integração gratuita. Nessa data serão inaugurados três acessos para os saguões subterrâneos da Luz

A partir de terça-feira, os usuários da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos CPTM e do Metrô poderão fazer a integração gratuita na Estação Luz. Sem precisar pagar outra tarifa, o passageiro que estiver vindo de trem pelas linhas E, D e A poderá pegar a Linha Azul do metrô ou vice-versa. Neste dia, a Secretaria dos Transportes Metropolitanos vai inaugurar os três acessos para os saguões subterrâneos da Luz – pela Rua Barão de Mauá, Avenida Cásper Líbero e Pinacoteca.

A integração gratuita já vinha acontecendo aos domingos e feriados, em sistema de avaliação desde setembro. Mas agora será estendida a todos os dias, de forma permanente. Além da gratuidade, o usuário poderá economizar tempo em suas viagens.

Quem mora em Guaianazes e trabalha em Santana, por exemplo, é obrigado a pegar um trem da linha E até o Brás (que já tem integração gratuita com o Metrô desde maio de 2000) e lá tomar a Linha Vermelha do metrô até a Sé para, só então, embarcar na Linha Azul do metrô, sentido Tucuruvi. A partir do dia 30, esta mesma pessoa poderá descer na Luz (uma estação anterior ao Brás) e pegar diretamente a Linha Azul, sem pagar outra tarifa. Isto deve ‘desafogar’ as estações Sé e Brás. Hoje, a Luz recebe 90 mil passageiros por dia, mas tem capacidade para 300 mil. Nela circulam por dia uma média de 600 trens da CPTM.

A interligação na Luz é mais uma etapa do Projeto Integração Centro, iniciado em julho de 2001, que prevê intervenções num trecho de 7 km e três estações: Brás, Barra Funda e Luz. Ao todo, serão investidos US$ 95,1 milhões. Entre as melhorias estão a modernização e restauração da Estação da Luz, implantação de nova sinalização e telecomunicação, reconfiguração do plano de via e intervenções nas vias aérea e permanente – foram substituídos 18,7 km de trilhos e 13 mil unidades de dormentes.

Na Luz, foram construídos dois saguões subterrâneos – um com 1.300 m² e outro com 1.150 m². Remodelada, a estação terá 19 escadas rolantes, 14 escadas fixas e elevador para portadores de deficiência em frente à Pinacoteca.