Integração CPTM-Metrô Luz atende 50 mil pessoas

Jornal da Tarde - Quarta-feira, 13 de abril de 2005

qua, 13/04/2005 - 9h05 | Do Portal do Governo

Interligação gratuita feita entre as linhas A, D e E da CPTM e a Linha Azul do Metrô vem registrando aumento todos os dias. Em março, Estação da Luz registrou 200% mais passageiros no sistema

O Metrô e a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) registraram, anteontem, novo recorde no número de integrações gratuitas feitas pelos passageiros entre as linhas A, D e E da CPTM e a linha azul do Metrô na Estação Luz, Centro. Segundo dados do Metrô, 50 mil pessoas utilizaram a passagem subterrânea que liga os dois sistemas na segunda-feira, um recorde desde que a obra que possibilitou a transferência foi inaugurada, em 26 de setembro de 2004.

Outra tendência constatada pelas empresas é a de que muita gente que antes não usava o Metrô passou a contar com esse meio de transporte em seus deslocamentos. A integração na Luz resultou, em março, num aumento médio de 200% no número de entradas de passageiros, em relação a novembro doe ano passado. Só na Estação Luz do Metrô, antes da obra o movimento diário era de 23 mil entradas; hoje, são 54 mil.

Esse movimento deve aumentar bem mais com a entrega, prevista para 2008, da Linha 4 (Amarela) do Metrô, que ligará a luz à Vila Sônia. A região da Avenida Casper Líbero, hoje deteriorada, também deve passar por obras e ganhar um bulevar, que ocupará o local de 18 imóveis, que devem ser desapropriados.

Os passageiros dos dois sistemas ainda contam com integração gratuita entre trem e Metrô, pagando apenas uma passagem, nas estações Brás (entre as Linhas D, E e F da CPTM e a Linha Vermelha do Metrô) e Barra Funda (entre as Linhas A e B da CPTM para a Linha Vermelha do Metrô). Todo esse sistema totaliza mais de 190 km de trilhos.