Instituto do Câncer inaugura ala para reabilitar pacientes

Folha de S.Paulo - Sábado, 20 de setembro de 2008

sáb, 20/09/2008 - 15h01 | Do Portal do Governo

Folha de S.Paulo

O Instituto do Câncer Octavio Frias de Oliveira, em SP, inaugura na segunda-feira um centro de reabilitação para auxiliar no tratamento de pacientes com câncer.

Na nova ala serão realizadas sessões de acupuntura – para ajudar no controle da dor-, fonoaudiologia e terapia ocupacional, em que o paciente fará simulações de situações do dia-a-dia para se readaptar às funções perdidas por conta da doença.

Uma equipe formada por dois fisioterapeutas, uma terapeuta ocupacional, uma psicóloga, uma fonoaudióloga e dois médicos fisiatras será responsável pela reabilitação de doentes que sofreram amputamentos por conta da doença ou que apresentam dores musculares ou dificuldades de movimentação.

Segundo o instituto, já há 12 pacientes que começarão os tratamentos. O atendimento, inicialmente, será feito exclusivamente para os pacientes do instituto.

Inaugurado em maio, o Instituto do Câncer, que fica na zona oeste de SP, receberá do governo estadual R$ 95 milhões extras até o final do ano para obras de ampliação e compra de equipamentos. Para ativar novas alas até o fim deste ano, o instituto usará mais R$ 60 milhões.

Os 29 andares do hospital deverão estar em completo funcionamento até dezembro do próximo ano.