Instituto do Câncer de SP tem 10% de doentes jovens

Folha de S. Paulo

sex, 27/11/2009 - 8h23 | Do Portal do Governo

Jovens abaixo de 30 anos representam 10% do total de pacientes internados no Icesp (Instituto do Câncer do Estado de São Paulo Octavio Frias de Oliveira), revela o primeiro levantamento sobre o perfil dos doentes da instituição.

Mais de 90% desses casos estão relacionados aos cânceres hematológicos, como o linfoma e a leucemia. Os dados serão divulgados hoje, no Dia Nacional da Luta Contra o Câncer. “O câncer não tem idade, e a melhor arma é a prevenção”, afirma Giovanni Guido Cerri, professor da USP e diretor-geral do Icesp.

Os dados mostram também o impacto do tabagismo e do alcoolismo na incidência dos tumores. Ao menos 23% dos 14,6 mil pacientes já atendidos no hospital possuem histórico dessas dependências.

Entre os homens, o índice de tabagismo chegou a 26% dos pacientes, e o de alcoolismo, a 12%. Já entre as mulheres, 11% foram ou são fumantes e 2% têm histórico de alcoolismo. “O tabagismo está relacionado com os cânceres do aparelho urogenital, pulmão, boca e vias respiratórias”, explica Cerri.