Instituto de cardiologia ganha nova unidade com aparelhos de última geração

Folha de S.Paulo - Segunda-feira, 21 de novembro de 2005

seg, 21/11/2005 - 11h46 | Do Portal do Governo

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), inaugurou ontem o terceiro prédio do Instituto Dante Pazzanese, na zona sul da capital, transformando-o no maior centro médico especializado em cardiologia do país.

A nova unidade, cuja ampliação começou em 2003, abriga 160 novos leitos de enfermaria, 74 leitos de UTI (unidade de terapia intensiva), oito salas cirúrgicas e seis salas de hemodinâmica. O custo das obras e da compra de equipamentos novos foi de R$ 58,5 milhões.

Com o prédio pronto, o instituto praticamente dobra seu número de leitos, de 247 para 492. As maiores inovações da nova unidade estão na área tecnológica. Para diagnósticos, foi adquirido um ecocardiógrafo de última geração -aparelho que, mediante registro gráfico, permite estudar a posição e a movimentação das paredes do coração. É o primeiro hospital da rede pública do país a ter este tipo de equipamento.

No ambulatório, também será utilizado um tomógrafo multislice, inédito no país. A máquina, com custo de cerca de R$ 2,6 milhões, tem a capacidade de gerar imagens tridimensionais de alta resolução sem a necessidade de diminuição dos batimentos cardíacos, como na maioria dos equipamentos hoje utilizados.
(DA REPORTAGEM LOCAL)