Instituto Butantan vai pesquisar vacina contra a gripe aviária

Gazeta Mercantil - Quinta-feira, 08 de dezembro de 2005

qui, 08/12/2005 - 12h16 | Do Portal do Governo

Wallace Nunes

São Paulo, 8 de Dezembro de 2005 – Preocupados com a possível chegada da gripe aviária no País, a secretaria estadual da Saúde de São Paulo realiza hoje um simpósio sobre a doença. O evento contará com a presença do secretário da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata, irá capacitar profissionais de saúde do Estado sobre a doença.

De acordo com o coordenador do simpósio, Carlos Magno Fortaleza, o Instituto Butantan já se prepara para tentar produzir a primeira vacina contra gripe aviária da América Latina. O Instituto aguarda, a cepa (bactérias da mesma espécie com características genéticas diferentes) do vírus, que será enviada pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Ele explica que o evento é válido para alertar os profissionais da saúde caso o vírus da gripe das aves migre para o ser humano. ‘Sabemos que existe este risco. São poucos os casos, mas alguns que já foram detectados no mundo causaram mortes’, afirmou Fortaleza que é médico-infectologista. Até ontem, mais de 900 profissionais de saúde se inscreveram para o simpósio, que é aberto a todos os profissionais.

O evento de hoje terá dividido em cinco módulos. ‘Será um evento importante para discutir estratégias de vigilância, prevenção, controle e riscos potenciais da gripe aviária no Estado’, afirma o Fortaleza, que também é coordenador do grupo estadual que cuida do combate à gripe aviária. ‘São Paulo é o primeiro Estado brasileiro a definir uma força-tarefa contra a doença, afirma Carlos Magno Fortaleza. Para ele, a prevenção é uma arma contra uma possível pandemia.

Hospitais-sentinela

O coordenador do grupo lembra que foi criado um grupo com dez especialistas para coordenar o combate à possível chegada da gripe aviária ao Estado. O grupo já definiu a expansão de hospitais-sentinela, que monitoram o vírus da gripe no estado. ‘Portos e aeroportos estão sendo monitorados permanentemente. Todos os municípios de São Paulo foram alertados sobre a doença.

Recentemente, a OMS declarou que a gripe aviária, que se espalha pela Ásia e matou pelo menos 12 pessoas, não é transmitida com facilidade de uma pessoa para outra. Contudo, alertou para o risco de o vírus das aves trocar material genético com vírus humanos de gripe, dando origem a uma cepa nova e contagiosa.