Instituto Butantan terá um centro cultural

Jornal da Tarde - Quarta-feira, dia 6 de setembro de 2006

qua, 06/09/2006 - 10h47 | Do Portal do Governo

Obras devem terminar em meados do ano que vem e incluem sala de cinema, livraria e café, além de espaço especial para exposições

NAIANA OSCAR, naiana.oscar@grupoestado.com.br

A grande atração do Instituto Butantan sempre foram cobras, aranhas e escorpiões. Em breve, um centro cultural vai disputar a atenção dos visitantes. O local terá sala de cinema, livraria e café, além de um espaço para exposições. As obras, patrocinadas pela iniciativa privada e com apoio da Fundação Armando Álvares Penteado (Faap), devem começar em dezembro e ser concluídas até agosto do próximo ano.

Os dois prédios que vão abrigar o novo centro já existem – desde a década de 30. Um funcionava como marcenaria e o outro, como serralheria. Antigamente, eram essenciais para o instituto que, com freqüência, fazia reparos em móveis. Agora, o local ficou grande demais para um serviço não tão essencial.

O espaço de 900 m2 será voltado exclusivamente para a promoção da ciência, da educação ambiental e da história natural. A sala de cinema, com 80 lugares, exibirá somente filmes de cunho educativo, envolvendo esses temas. Os ingressos não serão gratuitos. O valor ainda não foi definido, mas não deve assustar, segundo o assessor cultural do instituto, Luiz Felipe Moura.

Espaço para exposições

Uma das novidades será a criação de um espaço para exposições. A intenção é poder levar para o instituto acervos de grandes museus como o de História Natural, de Nova York, e o Museu Paraense Emílio Goeldi, do Pará. Com o centro, aumentam as chances de uma exposição como a que mostra a vida e o trabalho de Charles Darwin poder ser vista no Brasil. A mostra sobre o autor da teoria da evolução das espécies ficou meses em Nova York e depois seguiu para Toronto, Chicago, Londres e Boston.

O Instituto Butantan tem três museus atualmente: o Biológico, o de Microbiologia e o Histórico – todos com acervos permanentes. Em torno de 250 mil pessoas vão ao instituto por ano. Mas quem vai uma vez demora a voltar. “Por isso pensamos em criar algo que fosse atrativo e aumentasse a freqüência das visitas”, disse o diretor do instituto, Otávio Mercadante.

O projeto do novo centro cultural, desenvolvido pela Faap e pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Arquitetônico Nacional (Iphan), será anunciado hoje. A obra, orçada em R$ 1,1 milhão, recebe recursos do Ministério da Cultura.

O Instituto Butantan é um dos maiores centros de pesquisa biomédica do mundo e grande produtor de vacinas e soros. As primeiras pesquisas foram realizadas no final de século 19 pelo médico Vital Brazil Mineiro da Campanha. Em fevereiro, o local completou 105 anos.