Instituto Adolfo Lutz terá sistema on-line de controle de doenças

Folha de S. Paulo

qui, 18/11/2010 - 14h00 | Do Portal do Governo

Profissionais de saúde pública de São Paulo terão acesso mais rápido aos resultados de exames –como os da dengue e a gripe A H1N1– graças a um sistema on-line desenvolvido pelo Instituto Adolfo Lutz que entrará em operação em dezembro.

Apenas funcionários da rede pública poderão acessar os dados com senha e um login pessoais. Hoje, os resultados são enviados por carro –da capital para cidades do interior– ou por e-mail.

“O tempo de realização do exame permanecerá o mesmo. O que muda é a divulgação do resultado”, explica a coordenadora do instituto, Marta Salomão.

O sistema resultará em respostas mais rápidas para situações como a necessidade de vacinar a população contra o sarampo, por exemplo.

Alguns municípios pegam os resultados por e-mail, mas esse método, diz Marta, sobrecarrega o trabalho de funcionários do Adolfo Lutz.Resultados de outras doenças também serão divulgados pelo sistema, como a febre amarela, as hepatites e meningites.

A informatização também beneficiará outros Estados. O Adolfo Lutz é referência nacional em diagnósticos de meningite, hantavirose, botulismo, coqueluche e doenças pneumocócicas.

É também referência regional no diagnóstico da febre amarela, recebendo amostras dos três Estados do Sul e de Mato Grosso do Sul.