Inscrições prorrogadas para concurso da PM

Jornal da Tarde - São Paulo - Quinta-feira, 3 de fevereiro de 2005

qui, 03/02/2005 - 8h46 | Do Portal do Governo

O prazo para participar do processo seletivo, que oferece 961 vagas, foi estendido para até as 16h de hoje

A Polícia Militar decidiu prorrogar, até as 16h de hoje, o prazo de inscrição para as 961 vagas temporárias para o serviço voluntário. De acordo com a instituição, podem participar do concurso homens, com idade entre 18 anos e 23 anos.

As inscrições podem ser realizadas exclusivamente no site da Nossa Caixa (www.nossacaixa.com.br). Ao acessar a página do banco, o candidato deve procurar o link Concurso Público. A pessoa que não tiver computador – ou internet – poderá procurar uma das unidades do Poupatempo ou então do programa Acessa São Paulo.

Além de efetivar as inscrições pela internet, o candidato também vai precisar procurar uma agência bancária para realizar o pagamento da taxa. Para aqueles que optarem pelo pagamento com documento de arrecadação, o valor será de R$ 7,32. Se usar boleto bancário, a quantia será de R$ 10,31.

Além de possuir idade entre 18 anos e 23 anos, a Polícia Militar faz outras exigências antes de aprovar um candidato. Ele precisa, por exemplo, ter concluído o ensino fundamental, possuir estatura mínima de 1,65m e estar em dia com suas obrigações eleitorais e com o serviço militar. A pessoa também não deve ter qualquer antecedente criminal para participar do concurso.

O processo seletivo consistirá em provas de escolaridade, além de testes de condicionamento físico e exames médicos e psicológicos. A prova de escolaridade, segundo os organizadores, acontece no próximo dia 27.

Estágio de dois meses

Segundo a Polícia Militar, os aprovados inicialmente passarão por um estágio com duração de dois meses. Ele será necessário, segundo a instituição, para que os novos voluntários conheçam a organização da Polícia Militar. Em seguida, esse grupo será encaminhado para um estágio prático como auxiliar administrativo ou para realizar a manutenção de viaturas. A pessoa também poderá desempenhar suas funções como auxiliar de saúde ou guarda de quartel. O contrato tem duração de doze meses, mas pode ser prorrogado por igual período.