Inscrições para mutirão de mamografia são abertas

SPTV 1, terça-feira, 13 de novembro de 2007

ter, 13/11/2007 - 13h47 | Do Portal do Governo

 SPTV1

Estão abertas as inscrições para o mutirão de mamografia, que acontece no dia 24 de novembro. Cem mil mulheres devem ser atendidas em todo o estado.

As pacientes precisam ligar para o serviço de saúde e escolher um dos hospitais que participam da campanha pra agendar o exame, que é muito importante no combate ao câncer de mama.

Dona Maria teve câncer detectado há seis anos. Fez cirurgia e tratamento. O nódulo foi descoberto bem no começo. Para ela, o melhor que poderia acontecer.

“No começo tudo é mais fácil e não precisa ter medo, tem que ter coragem, assim como eu tive. Estou eu aqui com vida”, diz Maria Assunção Padilha, dona-de-casa.

Dona Maria é paciente do Hospital Pérola Byton, especializado em saúde da mulher. A instituição é uma das que vão participar do mutirão de mamografia no próximo dia 24. Só na capital vão ser 104 postos de atendimento.

O câncer de mama é o que mais causa morte entre as mulheres. A melhor forma de combater a doença é descobrir o nódulo o mais cedo possível. Quanto menor o caroço no seio, mais fácil de tratar. E esta é a principal intenção do mutirão que vai ser feito no sábado.

“O nódulo de até um centímetro tem uma chance de cura muito grande, de aproximadamente 90% em 10 anos. Se a gente for ver um nódulo já maior, essa chance de cura cai muito, chega a cerca de 30%”, garante André Mattar, diretor de ensino do hospital.

Para participar do mutirão, é preciso se inscrever até o dia 20. O telefone na capital é o 150. A paciente precisa ter um pedido de mamografia feito por um médico e pode escolher a unidade básica de saúde mais próxima para ser atendida. O exame é o mais recomendado para diagnosticar o câncer.

Foi por causa desse exame que dona Laís descobriu o nódulo na mama, há dois anos e meio. Um diagnóstico que ela não teria conseguido só com o auto exame, apalpando os seios.

“Tem que fazer a mamografia. É importante demais e a nossa vida é graças a ele”, diz Laís Garcia Grecco, dona-de-casa.

A secretaria de saúde diz que pode estender o mutirão de mamografia para mais dias, se for preciso, até que todas as pacientes sejam atendidas.