Inscrição para ultra-som termina amanhã

Agora SP - Quinta-feira, dia 31 de agosto de 2006

qui, 31/08/2006 - 11h14 | Do Portal do Governo

PACIENTES COM ENCAMINHAMENTO PODEM FAZER ULTRA-SOM GINECOLÓGICO GRÁTIS A PARTIR DE SÁBADO, NA GRANDE SP. É PRECISO MARCAR HORA ATÉ AMANHÃ

Moradoras da Grande São Paulo podem participar do mutirão de ultra-som ginecológico neste sábado, das 8h às 17h. A Secretaria de Estado da Saúde espera atender aproximadamente 20 mil mulheres em cem unidades de saúde da capital paulista, do ABC, das regiões de Mogi das Cruzes e Guarulhos, de Franco da Rocha e de Osasco.

Para poder fazer o exame gratuito, é preciso ter em mãos o encaminhamento de um médico da rede pública, com atendimento pelo SUS (Sistema Único de Saúde). Não existe restrição de idade.

Com o pedido médico, as interessadas devem agendar, até amanhã, um horário para serem atendidas no hospital mais próximo de sua residência. O Estado disponibilizou telefones de informações para cada região (veja relação completa no quadro acima).

Se não for possível fazer todos os exames no sábado, os serviços de saúde passarão a marcar atendimentos para os dias seguintes. A expectativa é que todas as mulheres tenham feito o ultra-som até o dia 23 de setembro.

O objetivo do mutirão é reduzir a fila pelo exame e agilizar o tratamento de mulheres. Com o ultra-som é possível diagnosticar problemas no útero e nos ovários.  (Ana Beatriz Paschoal)