Inscrição para o concurso da PM é prorrogada

Agora

ter, 29/09/2009 - 8h21 | Do Portal do Governo

As inscrições para o concurso que vai contratar 2.000 soldados para a Polícia Militar foram prorrogadas até o próximo dia 2. De acordo com nota enviada pela corporação, “a paralisação dos bancários e a correspondente dificuldade dos candidatos em efetuar o pagamento da respectiva taxa de inscrição nas agências de alguns bancos”. 

Está previsto, ainda, um processo seletivo para policiais mulheres. O edital, que abrirá com outros 250 postos, será lançado até o fim do ano, diz a PM. O salário é o mesmo dos homens: R$ 2.387.

Os requisitos para o cargo são idade mínima de 18 e máxima de 30 anos, estatura mínima de 1,65 e ensino médio completo. O cadastro, que custa R$ 39, pode ser feito no site www.vunesp.com.br.

Exame em três fases

Os candidatos passarão por um exame de escolaridade dividido em duas partes, ambas agendadas para o dia 15 de novembro, nas cidades de Bauru, Campinas, Piracicaba, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santos, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Paulo e Sorocaba. 

O primeiro exame é composto por 50 questões de múltipla escolha sobre língua portuguesa, matemática e conhecimentos gerais (história geral, história do Brasil, geografia e atualidades). 

A segunda parte é uma redação, onde o candidato será avaliado quanto ao desenvolvimento do tema, a estrutura do texto e a capacidade de expressão. Os locais e horários dos exames ainda não estão definidos. A prova é classificatória e eliminatória. 

Em seguida, os aprovados passarão por uma prova de condicionamento físico, exames médicos e psicológicos, investigação social e análise de documentos e títulos. A relação dos aprovados será publicada no site da Vunesp. 

Depois de nomeados, os novos soldados passarão por um curso de formação da Polícia Militar, que é um estágio probatório de 730 dias de trabalho normal pelas ruas, que irá verificar se o policial preenche os requisitos para fazer parte da corporação.