Inscrição da Escola da Família vai até domingo

Jornal da Tarde - São Paulo - Sexta-feira, 14 de janeiro de 2005

sex, 14/01/2005 - 9h00 | Do Portal do Governo

Universitários devem fazer inscrição pela pela internet. Em troca da bolsa, aluno presta serviços nas escolas

Os universitários que quiserem ganhar bolsas de estudo do programa Escola da Família têm até o dia 16 para fazer suas inscrições pela internet. Estão disponíveis 9.476 vagas, das 30 mil existentes. Em troca de uma bolsa na universidade, o estudante presta serviços nas escolas estaduais durante os finais de semana, quando a instituição é aberta à comunidade, ajudando e monitorando as atividades e oficinas desenvolvidas na instituição.

A Secretaria de Estado da Educação paga metade da bolsa do aluno, até o limite de R$ 267, e a universidade conveniada arca com o restante. Em 2004, havia 317 instituições de ensino superior conveniadas ao programa. Para saber quais os cursos e faculdades possuem o convênio, a secretaria sugere que o estudante procure a diretoria de ensino de sua instituição.

Para 2005, a secretaria abriu 5 mil novas bolsas. As 4.476 restantes são remanescentes de bolsistas que terminaram o curso. Mas só podem participar aqueles alunos que fizeram o ensino médio na rede estadual paulista. Os alunos inscritos serão selecionados de acordo com critérios como renda mensal familiar, se trabalha ou não, entre outros. O resultado será divulgado no dia 26 e os escolhidos passam a prestar serviços de monitoria já em fevereiro (aos sábados e domingos, das 9h às 17h).

O programa Escola da Família atinge as quase 6 mil escolas da rede estadual, que ficam abertas aos finais de semana para oferecer lazer, cursos, atividades recreativas e de esportes à comunidade – como dança de salão, oficinas de artesanato, e cursos de informática. Ele foi lançado em agosto de 2003 e teve mais de 82 milhões de participações. Para saber qual é a escola mais próxima de casa, o munícipe pode ligar para 0800-7700012.