Informática facilita distribuição de remédios

A Tribuna - Terça-feira, dia 25 de julho de 2006

ter, 25/07/2006 - 10h51 | Do Portal do Governo

Da Reportagem

  A partir de hoje, a farmácia de medicamentos de alto custo da Direção Regional de Saúde (DIR-19) de Santos conta com um sistema informatizado, que agilizará o cadastro dos pacientes e a retirada dos remédios. A medida da Secretaria de Estado da Saúde irá desburocratizar o serviço, onde são distribuídas cerca de 200 tipos de drogas para doenças raras e crônicas.

  Com a mudança, todo o procedimento necessário para a liberação dos medicamentos será produzido eletronicamente.

  Segundo o diretor técnico da DIR-19, Gilberto Elias, antes da modernização, o cadastramento do paciente e a liberação do remédio levavam alguns dias.

  Agora, se a pessoa sair da consulta e tiver a documentação necessária, poderá se cadastrar e retirar os medicamentos no mesmo dia em que o pedido for protocolado.

  ‘‘As receitas não são só dos médicos do SUS, os pacientes de consultórios particulares também são beneficiados. O acesso é universal’’.

  Além de reduzir o tempo de espera do primeiro atendimento, a informatização facilitará a continuidade do tratamento, uma vez que, ao retornar à farmácia, no mês seguinte, o paciente precisará apenas preencher uma ficha.

  ‘‘Todas as informações estarão neste programa. Será possível saber, em menos tempo, que a pessoa deverá tomar o medicamento por mais três meses, por exemplo, e liberá-lo de forma desburocratizada’’.

  Entre as patologias cujo tratamento demanda remédios de alto custo estão as hepatites, osteoporose, insuficiência renal, esquisofrenia, epilepsias e aids.

  ‘‘Um medicamento para hepatite C pode custar até R$ 4 mil e é fornecido pela farmácia da DIR-19’’, exemplificou Elias.

  O diretor lembrou que, em algumas situações, é necessária a realização de exames que justifiquem a necessidade do remédio, como no caso do tratamento do colesterol e da osteoporose.

Sistema

  O programa que irá agilizar os procedimentos na farmácia de medicamentos de alto custo foi implantado nos computadores da própria unidade. Para dar conta da demanda, sete digitadores atendem ao público de forma contínua.

  O mesmo sistema, inspirado no molde pioneiro do Hospital das Clínicas (HC) de São Paulo, já funciona com êxito em Bauru, Campinas, Sorocaba e São José do Rio Preto.

  A farmácia de medicamentos de alto custo da DIR-19 fornece remédios a cerca de 11 mil pacientes de toda a Baixada Santista. A Secretaria de Estado da Saúde investe R$ 4,5 milhões por mês no serviço.Serviço — A farmácia de medicamentos de alto custo da DIR-19 funciona no PAM Aparecida, que fica na Rua Alexandre Martins, 70, esquina com a Avenida Epitácio Pessoa. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8 às 16h30.