Infocrim moderniza e agiliza

Correio Popular - Opinião - Campinas - 28/3/2003

sex, 28/03/2003 - 15h07 | Do Portal do Governo

Campinas é contemplada, pelo Estado, com sistema de informação on-line, mecanismo que constitui significativo salto de qualidade, no combate ao crime

A implantação, na cidade, do sistema de informação on-line (Infocrim) da Secretaria de Segurança Pública do Estado constitui a inserção dos órgãos policiais de Campinas na modernidade.

Inicialmente, contam com esse sistema de interligação três Distritos Policiais (DPs) de Campinas: 1º, 4º e 5º.
Trata-se de mecanismo relevante de avanço, um salto de qualidade no combate à criminalidade.

É uma base de dados geomapeados, alimentada continuamente por todos os Boletins de Ocorrência (BOs) ao longo do dia, por meio do Registro Digital de Ocorrência (RDO).

As informações armazenadas ficam à disposição de toda a polícia do Estado, Civil e Militar, e dos municípios que requisitam acesso. Agiliza as estratégias de combate ao crime.

Campinas é a primeira cidade do Interior a ser contemplada com esse serviço informatizado, da Polícia Civil.
É mecanismo que se insere num planejamento e num processo de melhorias e avanços que vêm sendo empreendidos pelo secretário estadual de Segurança Pública, Saulo de Castro Abreu Filho.

Dadas as características do tempo que vivemos, em termos de alastramento de distorções comportamentais, a rigor não existe nível de combate à violência que possa ser tido como plenamente suficiente, para o enfrentamento da criminalidade.

Entretanto, os órgãos estaduais de Segurança Pública, por meio da Polícia Civil e da Polícia Militar, avançaram significativamente nesse combate, tirando Campinas da situação dramática em que estava, como referência do crime organizado, e eliminando a gravidade incomum da incidência criminosa, incluindo seqüestros.

Ou seja: a fase crítica foi superada, embora a violência continuasse sendo o principal problema da cidade.
A partir do enfoque realista e do empenho objetivo do secretário Abreu Filho, Campinas viu diminuírem as estatísticas da violência.

Nesse processo evolutivo, foi e continua sendo importante a participação da iniciativa privada, por meio de parcerias que propiciaram mecanismos de melhoria do policiamento e engajaram a comunidade nessa batalha, principalmente com o Disque-Denúncia.

Agora, com o Infocrim, novo passo, importantíssimo, é dado no aprimoramento e agilização das ações anticrime.
Como lembrou o secretário, trata-se de poderoso instrumento de investigação para os policiais da cidade, inclusive porque o sistema está interligado com o Fotocrim, banco de fotos da Polícia Civil. Esse banco possui atualmente 100 mil fotos, fornecidas pelas delegacias especializadas da Capital e do Interior.

O sistema permite o reconhecimento on-line do criminoso pela vítima, bastando, às vezes, para isso, uma característica física do bandido. Isso, além de um acervo de características adicionais que o sistema fornece, como condenações, crimes praticados ou comparsas.

Em face da necessária continuidade dessa verdadeira guerra ao crime organizado e ao crime difuso, o sistema informatizado, que agora entra em ação em Campinas, significa que a polícia dispõe de novo mecanismo, para não deixar que se recomponham as organizações criminosas desbaratadas. E para fazer refluirem as estatísticas criminais.