Infocrim inicia operações em Mogi das Cruzes

Mogi News - Mogi das Cruzes - Quarta-feira, 3 de dezembro de 2003

qua, 03/12/2003 - 10h16 | Do Portal do Governo

O Infocrim, Sistema de Informações Criminais, entra em operação hoje. O gerente de projetos da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, Antônio de Arimatéia dos Santos Silva, esteve ontem na Prefeitura de Mogi para treinar os funcionários que vão operar o banco de dados. O prefeito Junji Abe acompanhou as explicações, juntamente com o consultor para Assuntos de Segurança Pública e Defesa do Cidadão, Isidoro Dori Boucault Neto.

Segundo Silva, Mogi, assim como os demais municípios da Região Metropolitana de São Paulo que firmaram o convênio do Infocrim, passam a ser parceiros do governo do Estado nas ações de prevenção da violência. ‘A Prefeitura terá acesso aos mapas temáticos que apontam as localidades com problemas na questão da segurança pública e, desta forma, pode cobrar das Polícias Civil e Militar uma ação mais eficaz e pode, por si só, investir em mais projetos sociais e obras para prevenir a violência’.

O prefeito disse que a Guarda Municipal atuará de forma preventiva tomando por base as informações do Infocrim: ‘As ações sociais da Prefeitura serão intensificadas nas áreas de maior necessidade’.

Para Junji, o País sofre hoje com o resultado do abandono por parte das autoridades públicas nos últimos 30 anos. Ele disse que são necessários investimentos em emprego, moradia, educação e cultura.

Segundo Boucault, o Infocrim é um sistema de informações alimentado pelos boletins de ocorrências das polícias. ‘Com base nos dados, a polícia organiza estratégias e ações para combater o crime de maneira eficaz. Sabe-se na hora as ruas e os períodos críticos de um determinado crime’.