Índias poderão dar à luz em hospitais sem ferir tradições

O Estado de S.Paulo - Terça-feira, 19 de agosto de 2008

ter, 19/08/2008 - 11h11 | Do Portal do Governo

O Estado de S.Paulo

Dez hospitais públicos de São Paulo estarão preparados para realizar partos de índias respeitando as tradições de suas tribos. É o que informa a secretaria de Estado da Saúde nesta segunda-feira, 18. A ação faz parte do Projeto de Resgate da Medicina Tradicional da População Indígena, e os hospitais, segundo a secretaria, foram escolhidos de acordo com a localização próxima às tribos guaranis. O Estado de São Paulo conta com cerca de 2.500 índios vivendo em 15 tribos. Aproximadamente 60% dessa população é formada por mulheres.

 

Os hospitais oferecerem às parturientes uma alimentação baseada em frango novo, arroz, mingau, milho e derivados e arroz, conforme a tradição indígena. E entregam a placenta à mãe para que esta seja enterrada após o nascimento do bebê. Segundo a coordenadora de Saúde do Povo Indígena, cerca de 80% das índias opta por ter o bebê na tribo, o que pode colocar em risco a vida das gestantes e dos recém-nascidos, em alguns casos.

 

A secretaria informa ainda que os partos nos hospitais só são realizados se for de interesse das gestantes e dos dirigentes das aldeias. Além disso, as parteiras podem acompanhar a mulher durante o parto.

Veja quais hospitais fazem parte do programa:

1. Santa Casa de Ubatuba – Ubatuba

2. Hospital Regional do Vale do Ribeira – Pariquera-açu

3. Hospital São João – Registro

4. Hospital Geral de Pedreira – São Paulo

5. Irmandade Sagrado Coração de Jesus – São Sebastião

6. Hospital e Maternidade Interlagos – São Paulo

7. Hospital e Maternidade de Bertioga – Bertioga

8. Hospital Regional de Itanhaém – Itanhaém

9. Hospital e Maternidade de Mongaguá – Mongaguá

10. Unidade Hospitalar de Peruíbe – Peruíbe