Índias guaranis têm tradição preservada em hospitais

ValeParaibano - Quarta-feira, 21 de janeiro de 2004

qui, 22/01/2004 - 13h05 | Do Portal do Governo

Saúde da Mulher

Índias guaranis têm tradição preservada em hospitais

São José dos Campos

A Santa Casa de Misericórdia de Ubatuba e a Santa Casa Coração de Jesus de São Sebastião vão poder realizar partos de índias da tribo Guarani respeitando os costumes indígenas.

Os dois hospitais do Litoral Norte integram a resolução aprovada ontem pela Secretaria da Saúde de São Paulo que permite o atendimento das índias em hospitais públicos.

Atualmente, o Estado de São Paulo abriga 15 aldeias da tribo Guarani, onde vivem aproximadamente 2.000 índios.

Tendo como critério a localização das tribos, a secretaria indicou seis hospitais públicos como referência no parto para índias da tribo Guarani –Hospital Regional do Vale do Ribeira, Hospital São João de Registro, Hospital Municipal de Juquiá e Hospital Geral de Pedreira, além dos hospitais de São Sebastião e Ubatuba.

Com a resolução, os hospitais terão que respeitar os costumes indígenas. Entre as tradições que deverão ser acatadas, está a dieta das índias, que até 40 dias após o parto não se alimentam de carne bovina e suína, feijão, peixe, ovos e outros alimentos, que são substituídos por frango, arroz, mingau e milho.

Para atender outro costume, o hospital entregará a placenta, devidamente acondicionada, à mãe. É que no costume guarani, a placenta deve ser enterrada na aldeia após o parto ou guardado entre os pertences mais valiosos da tribo. Durante o parto, as mulheres guaranis têm direito a uma acompanhante.

Segundo a representante do Conselho Distrital de Saúde Indígena, ligado à Secretaria da Saúde, Augusta Sato, a resolução atende um pedido das índias, que queriam preservar suas tradições.

‘Conversamos com os pajés e caciques para descobrir uma forma de conseguirmos manter viva as tradições, já que quando era realizado no hospital elas não tinham seus costumes respeitados’, disse.