Incor testa monitor para diabetes

Folha de S. Paulo - São Paulo - Segunda-feira, 20 de dezembro de 2004

seg, 20/12/2004 - 8h57 | Do Portal do Governo

Aparelho informa taxa de glicose de doente internado a cada 5 minutos

Fabiane Leite
Da Reportagem Local

Verificar a concentração de glicose no sangue de um diabético que leve vida normal é um procedimento fácil, que pode ser demorado. Para um paciente internado e em estado crítico, é preciso pressa nos resultados. O Incor (Instituto do Coração) do Hospital das Clínicas de São Paulo desenvolve um equipamento para informar a taxa média de glicose desse tipo de paciente a cada cinco minutos, no mesmo monitor que diz ao médico a pressão sangüínea e mostra o eletrocardiograma.

O VMonGluco, nome dado ao aparelho inédito, já foi patenteado pela instituição como solução para pacientes internados.

Segundo o diretor-geral do Incor, José Antônio Franchini Ramires, o quadro crítico leva a tantas alterações hormonais que a taxa de açúcar ‘vai lá para cima’ -e é preciso verificar a concentração várias vezes aos dia. Isso significa uma picada no dedo a cada uma ou duas horas. E ainda esperar o resultado dos exames.

Hoje já está estabelecido que, nesses pacientes internados, não só a resposta sobre as taxas de glicose tem de ser rápida como também o tratamento, por infusão de insulina, explica Ramires. ‘Pelos métodos atuais de controle, quando sai o resultado, a concentração de glicose já não é mais aquela.’

No futuro, o aparelho poderá ser ligado diretamente à bomba de insulina. Detectada a hiperglicemia, ela começaria a trabalhar.

Em 2003, 3,46% das mortes do país, 34,6 mil, foram em decorrência do diabetes.

O VMonGluco foi desenvolvido no Incor a partir de um aparelho da multinacional americana Medtronic que faz um monitoramento contínuo das taxas de glicose por até 72 horas.

O aparelho da Medtronic verifica as taxas de glicose por meio de um fio um pouco mais grosso que um fio de cabelo, introduzido entre a pele e a camada de gordura, na região do abdômen.

Segundo Marco Antonio Gutierrez, diretor de tecnologia do Incor, na instituição foi criado um software que aprimora a tecnologia e permite que os resultados sejam disponibilizados no monitor do leito a cada cinco minutos.

A informação vai do aparelho da Medtronic para um computador de mão e dali para o monitor.

O aparelho desenvolvido pelo Incor está em teste com 30 pacientes, que deve ser concluído em até 40 dias. Depois, será comparado com as avaliações tradicionais das taxas de glicose.