Imigrantes ganhará nova pista amanhã

Diário de S. Paulo - 16/12/2002

seg, 16/12/2002 - 10h37 | Do Portal do Governo

Rodovia terá capacidade de tráfego ampliada em 75%

A nova pista da Rodovia Imigrantes, que liga a Capital à Baixada Santista, será inaugurada amanhã e poderá aliviar o tráfego da temporada de verão. De acordo com a Ecovias, empresa que administra o Sistema Anchieta-Imigrantes, ela aumentará a capacidade de tráfego em 75%, passando de 8 mil veículos para 14 mil por hora.

A pista, que será usada para descida, está entre as mais modernas do mundo. Tem 21 quilômetros de extensão, nove viadutos e três túneis – dois deles, com mais de três quilômetros –. que serão monitorados por câmeras e terão botões de emergência no acostamento.

O trajeto de São Paulo à Baixada, de 70 quilômetros, é feito normalmente em uma hora, tempo que é multiplicado por quatro nos feriados prolongados. Para os feriados de fim de ano, a Ecovias estima tráfego de 11 mil veículos por hora e que 1,1 milhão de veículos desçam para as praias da região.

Neste período, o sistema funcionará em 5×5 (cinco pistas descem e cinco sobem), mas a empresa também poderá implantar o 7×3: a nova Imigrantes, com três faixas e duas pistas da Anchieta (com quatro faixas cada) para a descida e a outra pista da Imigrantes para a subida (com três faixas).

Segundo o diretor da Ecovias, Irineu Meireles, em quatro anos a obra empregou 4.500 pessoas e custou US$ 300 milhões. Os 450 mil m³ de concreto usados na sua execução seriam suficientes para erguer nove estádios do Morumbi. Do mesmo modo, suas 26 mil toneladas de aço equivalem a quatro torres Eiffel.

Na nova pista, o motorista deverá rodar com faróis acesos por toda a extensão, a uma velocidade máxima de 80 km/h, que será controlada por radares a cada 3,5 quilômetros. Na pista já existente, o máximo é de 120 km/h em certos trechos. O tráfego será vetado para caminhões com carga perigosa.