Idosos começam a ser imunizados hoje

A Tribuna - Santos - Segunda-feira, 25 de abril de 2005

seg, 25/04/2005 - 10h27 | Do Portal do Governo

Policlínicas da cidade aplicarão a vacina, que também será levada a acamados

Da Reportagem

A Secretaria de Estado da Saúde inicia hoje a Campanha Nacional de Vacinação Contra Gripe para o Idoso. O objetivo é imunizar cerca de 2,4 milhões de pessoas com 60 anos ou mais, o que corresponde a 70% do total de 3,5 milhões de idosos no Estado.

Para atender à demanda, foram instalados aproximadamente 5.300 postos, que funcionarão das 8 às 17 horas.

Na Baixada Santista, a estimativa é que das 164.030 pessoas com mais de 60 anos, 114.821 sejam imunizadas.

Além da vacina contra o vírus da gripe, a campanha oferece à população a vacina dupla, contra o tétano e a difteria, e a dose contra o pneumococo — bactéria causadora das pneumonias, otites, sinusites, faringites e meningites.

De acordo com a coordenadora de imunização do Estado, Helena Sato, a atual campanha foi uma forma encontrada para completar as doses das demais vacinas.

‘‘A vacina contra difteria e tétano, por exemplo, é dada como reforço a cada dez anos. Além disso, a propagação de tétano nessa faixa etária é maior, ou porque não tomaram a vacina antes ou não receberam o reforço’’, enfatiza.

Mesmo estando em sua sétima edição (a primeira foi em 1999), a Campanha Nacional também tem como objetivo esclarecer à população o próposito da vacinação.

‘‘No primeiro ano de campanha, conseguimos atingir 84% dos idosos. Porém, de 2000 a 2002 (2ª a 4ª edições), este percentual reduziu para 65%. A justificativa para o resultado é o medo’’, afirma Helena Sato.

‘‘Muitas pessoas achavam que a própria vacina causava a gripe, mas ela não tem capacidade para isso, pois apenas é composta por partículas virais que não são suficientes para desencadear a doença’’, conclui a coordenadora, esclarecendo que as reações que podem acontecer na verdade são leves, como dor no local de aplicação e febre baixa.

No ano de 2003, o índice de idosos vacinados foi de 74% e no ano passado, de 78%.

Segunda etapa

Durante a campanha, que prossegue até sábado e depois retorna entre os dias 2 e 6 de maio, 28.600 profissionais estarão envolvidos, 2.200 carros e cinco barcos. Os idosos que se encontram em 1.440 asilos também serão atendidos.

Para complementar o serviço, a secretaria também realizará exames de câncer bucal. A análise será feita depois da imunização da gripe, nos próprios postos de saúde.

Os idosos que apresentarem casos suspeitos serão encaminhados para uma nova triagem e terão acompanhamento dos casos.

Policlínicas

Na Cidade, as 21 policlínicas funcionarão como postos de vacinação, das 8 às 17 horas. Além das unidades clínicas municipais, supermercados, igrejas, associações e centros de convivência funcionarão como postos extras. Os locais e horários corretos serão divulgados ao longo desta semana.

As pessoas que se encontram acamadas poderão ser imunizadas em casa, das 17 às 20 horas. Para isso, basta se inscrever, das 9 às 17 horas, pelo telefone da Seção de Vigilância Epidemiológica do Município (Seviep), que é o 3219-2420.