Idoso e Bem-estar: Tudo em um só lugar na Zona Leste

Diário de S. Paulo - Domingo, 2 de maio de 2004

seg, 03/05/2004 - 9h42 | Do Portal do Governo

Centro de Referência do Idoso (CRI) oferece atendimento em 17 especialidades e faz a maioria dos exames

LUCIANA SOBRAL

Conhecido pelos moradores da Zona Leste como CRI, o Centro de Referência do Idoso, em São Miguel Paulista, se diferencia dos outros serviços públicos de saúde por reunir, em um só lugar, praticamente todos os tipos de atendimento que uma pessoa acima dos 60 anos precisa. Além de manter 17 especialidades, o centro oferece a maioria dos exames, que inclui endoscopia, colonoscopia, ecocardiograma, audiometria, ultra-sonografia, raio X, mamografia e testes laboratoriais. A idéia é evitar que o idoso se desloque até outra unidade da rede.

‘Também fazemos tratamentos dentários. Temos até um laboratório de próteses para atender os pacientes que precisem de pontes ou dentaduras’, conta Nilton Oliveira, diretor adjunto do CRI. Segundo ele, no último trimestre, o centro fez 14.739 consultas médicas, 2,7 mil sessões de fisioterapia e 8,5 mil atendimentos de assistência farmacêutica (direcionado para idosos que tomam mais de três medicamentos).

‘Além das especialidades básicas – cardiologia, geriatria, oftalmologia, neurologia, ginecologia, entre outras -, contamos com o trabalho de fisioterapeutas, nutricionistas, terapeutas ocupacionais e fonoaudiólogos’, lembra Oliveira. O CRI, mantido pela Secretaria Estadual da Saúde, tem pouco mais de dois anos e meio e está servindo de modelo para a construção de uma segunda unidade, no Mandaqui, Zona Norte, que deve ser concluída até o início do próximo ano.

O tempo de espera pelas consultas é variável, podendo chegar a 40 dias. ‘A idéia é aumentar o quadro de funcionários, mas nenhum paciente sai daqui sem ser bem atendido’, garante Oliveira, lembrando que o centro oferece ainda atividades de convivência e lazer. Há baile de terceira idade todas as sextas-feiras, alfabetização, oficina de tricô e aulas de ginástica, artesanato, canto e violão. Palestras educativas também fazem parte da programação.

SERVIÇO

Centro de Referência do Idoso (CRI) – Secretaria Estadual da Saúde
Rua Padre Aleixo Monteiro Mafra, 34, São Miguel Paulista.
Telefone: (11) 6130-4000
Funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.
Atende somente pessoas acima de 60 anos, encaminhadas por uma das unidades básicas de saúde da Zona Leste, de bairros como Ponte Rasa, Ermelino Matarazzo, Itaim Paulista, Vila Jacuí, Jardim Helena, São Miguel Paulista e Vila Curuçá. A primeira consulta acontece em até 40dias.