Idosa sorteada aprova prédio exclusivo para terceira idade

Diário de S. Paulo - São Paulo - Domingo, 28 de novembro de 2004

ter, 30/11/2004 - 9h37 | Do Portal do Governo

A tecelã aposentada Maria de Jesus Batalha, de 76 anos, visitou ontem o condomínio ‘República da Melhor Idade’, no Cambuci, região central. Ela foi uma das sorteadas pelo governador Geraldo Alckmin, no evento que escolheu as 64 famílias que vão morar no primeiro prédio para idosos da Capital. O empreendimento foi construído pela Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU).

Exibindo um sorriso no rosto, Maria achou o apartamento de 48 metros quadrados e 2 quartos espaçoso, arejado e iluminado. Gostou do banheiro com barras de segurança e também do piso antiderrapante da cozinha que ajudam o idoso a evitar quedas.

‘Não vejo a hora de mudar’, disse. Maria tem oito filhos, 42 netos e 32 bisnetos. No condomínio, a aposentada pretende morar com os quatro filhos. Atualmente a família vive em um prédio invadido na região do Brás. ‘Isso aqui é muito melhor do que eu imaginava.’

O sorteio contou com 271 pessoas inscritas, mas somente 243 compareceram ontem. O prédio, que custou R$ 3,5 milhões e deverá ser entregue no dia 22 de dezembro, foi erguido com verba da CDHU e do Estado. Os idosos que recebem até um salário mínimo por mês de aposentadoria ou de pensão vão pagar R$ 39,00 de taxa de ocupação. O condomínio é por conta do Estado.