Ideb evidencia diferença de qualidade entre redes

O Estado de S.Paulo - Sexta-feira, 27 de abril de 2007

sex, 27/04/2007 - 13h12 | Do Portal do Governo

O Estado de S.Paulo

Das 124 cidades paulistas que têm escolas municipais e estaduais de 1ª a 4ª séries, Bariri e Santa Cruz do Rio Pardo (330 km e 315 km, respectivamente, da capital) foram as que mais apresentaram diferença na qualidade do ensino oferecido entre as redes, de acordo com o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) divulgado ontem pelo governo federal. O novo índice leva em consideração rendimento escolar e médias de desempenho dos alunos. Será usado para acompanhar o cumprimento das metas do Compromisso Todos pela Educação – parte do plano lançado pelo governo na terça.

Em Bariri, a média no Ideb das escolas municipais de 1ª a 4ª séries superou a das estaduais. Enquanto a rede municipal nessa etapa de ensino ficou com nota 5,9, a estadual foi de 4,3. Já em Santa Cruz do Rio Pardo, a situação foi inversa: o Ideb da rede estadual de 1ª a 4ª séries foi 5,8 , e o da rede municipal 4,3. A meta brasileira para essa fase do ensino é sair dos atuais 3,8, numa escala de 0 a 10, e atingir 6 até o final de 2021.

Segundo Cesar Callegari, membro do Conselho Nacional de Educação (CNE), essas diferenças de qualidade entre duas redes de ensino que atuam na mesma cidade podem ser atribuídas a fatores como o comprometimento das equipes de gestão que atuam nas escolas e das lideranças locais. “A gestão faz variar a qualidade oferecida pela rede estadual em diferentes municípios. O alto Ideb de Bariri não me surpreende, pois esse município conta há mais de 10 anos com uma liderança na área da educação bem envolvida, o que traz bons resultados.”

Para Maria Eunice Beltrame, secretária municipal em Bariri, o diferencial da rede de ensino é o trabalho contínuo de formação de professores. “O aluno de 4 anos já tem contato com um professor capacitado, o que aumenta as chances do bom desempenho no fundamental.” A professora Alexandra Ramon, que dá aula nas duas redes de ensino em Bariri, diz não ver diferença entre elas. “No Estado também recebemos capacitação, só que em vez de apostila usamos o livro didático.”

A rede municipal de Santa Cruz do Rio Pardo adotou neste ano o sistema apostilado. “Temos uma rede de ensino jovem e optamos por apostilar para ter um norte de trabalho com o intuito de oferecer capacitação continuada aos professores”, diz Renata Bozzo Vieira, secretária municipal da Educação.

Para Maria do Pilar Lacerda, presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), o sistema apostilado não é solução. “As escolas precisam investir na formação do professor, pois, seja o livro ou a apostila, eles devem servir como ferramenta, e não como um guia de ensino.”

O ESTADO

Das 236 cidades paulistas que têm a rede estadual de ensino para alunos de 1ª a 4ª séries, 154 ficaram com nota abaixo de 5 no Ideb. A capital aparece na posição 100ª nessa lista, com média 4,6. Já na rede municipal, das 481 cidades que têm essa etapa, 345 ficaram com menos de 5 na média.

O governo federal elaborou o Ideb dividido por redes municipal e estadual e para cada fase do ensino – de 1ª a 4ª séries; de 5ª a 8ª séries e ensino médio. Por isso, no Estado, Barra do Chapéu e Torrinha são as cidades que ficaram no topo do ranking de 1ª a 4ª séries nas redes municipal e estadual, respectivamente.

Cada uma dessas etapas terá metas a cumprir até o final de 2021. O prazo foi estabelecido pelo governo brasileiro devido à comemoração do bicentenário da Independência do Brasil, em 2022.