Ibirapuera já tem pronto seu projeto de reforma

Jornal da Tarde - 15/5/2003

qui, 15/05/2003 - 9h41 | Do Portal do Governo

O escritório Vigliecca ganhou o concurso para modernização do conjunto esportivo.
Se obras começarem em cinco meses, tudo deverá ficar pronto em três anos.

Com a chance de São Paulo ser candidata a sede da Olimpíada/2012, ganhou força o projeto de modernização do Conjunto Esportivo do Ibirapuera. E ontem, no Palácio dos Bandeirantes, no Morumbi, foi divulgado o projeto ganhador do concurso de arquitetura que será utilizado na reforma: é do escritório paulista Vigliecca Associados.

A proposta de readequação do espaço é para todos os esportes, com tratamento urbano-paisagístico para a área. Segundo o arquiteto, Mário Rodrigues, o Ibirapuera depende de ampla reorganização. ‘Nós ‘amarramos’ os prédios existentes para dar uma unidade no conjunto arquitetônico’, explicou.

O concurso de arquitetura foi criado pelo governo do Estado em dezembro, para implantar no local um centro de entretenimento, com serviços, lojas e restaurantes, além de acolher importantes competições esportivas. A comissão julgadora ainda aconselhou algumas modificações no projeto do escritório, como o aumento da capacidade de vagas no estacionamento.

O governador Geraldo Alckmin elogiou o nível do concurso, que recebeu 300 inscrições de todo o Brasil. No fim, foram 47 os projetos apresentados.

‘O Ibirapuera foi construído em 1954, quando a cidade tinha 3,5 milhões de habitantes. Hoje, são mais de 10 milhões e há a necessidade de ampliar e modernizar o complexo’, destacou o governador.

Para Alckmin, além de ser um passo importante para o fortalecimento da candidatura de São Paulo, a reforma do Ibirapuera representa a consolidação do Estado que apóia o esporte. ‘Aqui o esporte é visto com o sentido de educação e formação de cidadania.’

De acordo com o governador, o próximo passo será a contratação dos bancos que irão elaborar a engenharia financeira. Em seguida, sairá o edital de licitação das obras e o modelo de concessão para a iniciativa privada.

Lars Grael, secretário da Juventude, Esporte e Lazer, acredita que os trabalhos comecem em cinco meses. E em três anos o Ibirapuera estaria pronto. Estado e prefeitura são parceiros na candidatura de São Paulo, contra o Rio de Janeiro, aos Jogos Olímpicos/2012. Nádia Campeão, secretária municipal dos Esportes, Lazer e Recreação, disse que a ‘modernização do Ibirapuera ajudará São Paulo na candidatura.’ A reforma da pista de atletismo está a cargo da BM&F.