Hotel-escola em Santos

A Tribuna - Santos - Sábado, 13 de novembro de 2004

sáb, 13/11/2004 - 13h52 | Do Portal do Governo

Editorial

É uma idéia das mais interessantes, esta que acaba de ser divulgada pelo diretor da Escola Técnica Estadual que funciona no Instituto Escolástica Rosa, Pedro de Almeida Barros, de instalar uma escola de hotelaria naquela unidade. O curso funcionaria em dependências hoje ociosas da tradicional instituição e sua abertura seria um dos pontos marcantes das comemorações de seu centenário de fundação, que se completa em janeiro.

Numa região turística, como a Baixada Santista, a oferta de mão-de-obra capacitada virá suprir uma deficiência que se observa no setor. Atualmente, os profissionais, em grande maioria, aprendem na prática e acabam desempenhando razoavelmente suas tarefas. Uma formação técnica específica certamente elevará o padrão desses trabalhadores, inclusive valorizando-os profissionalmente, e todos se beneficiariam disto. Inclusive os clientes e os patrões tanto da área de hotéis quanto de restaurantes e de outros serviços afins.

Para criar a escola-hotel, a direção do Escolástica Rosa pretende firmar parcerias com empresas privadas e é este de fato o melhor caminho. Cabe acreditar que no próprio negócio turístico não faltarão interessados em participar de tal projeto que, como é evidente, também proporcionará avanços qualitativos para eles mesmos.