Hospital remove tumor com paciente acordada

Correio Popular - Quinta-feira, 17 de novembro de 2005

qui, 17/11/2005 - 12h40 | Do Portal do Governo

Neurocirurgia ainda era considerada inédita no Interior do Estado de São Paulo

Uma neurocirurgia inédita no Interior do Estado de São Paulo de retirada de tumor cerebral com paciente acordada foi realizada com êxito no Hospital Estadual de Sumaré (HES), desde 2000 administrado pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

De alta complexidade, o procedimento foi realizado no dia 29 de setembro passado em uma paciente de 29 anos, de Sumaré, uma das 19 cidades da Região Metropolitana de Campinas (RMC), que passou por uma série de avaliações pós-operatórias nos últimos meses, inclusive tomografias, que comprovaram a eficiência do procedimento cirúrgico. Esse período pós-cirúrgico foi necessário para consolidar o sucesso da primeira neurocirurgia para ressecção (extração) do tumor.

Coordenada pelos médicos Helder José Lessa Zambeli e Marcos Vinicius Calfat Maldaun, a operação durou quatro horas e envolveu uma equipe de oito especialistas, equipamentos específicos para esse tipo de cirurgia, como ultra-som intra-operatório e neuroestimulador cerebral, que ajudaram na retirada de um tumor do tamanho de uma noz. Levando uma vida normal hoje, sem seqüelas, a paciente apresentava constantes dores de cabeça e risco de comprometimento da fala devido a expansão do tumor.

O sucesso da cirurgia inédita poderá, segundo a Secretaria Estadual de Saúde, se tornar rotina no hospital. Procedimentos dessa complexidade são realizados somente em alguns hospitais particulares, como o Sírio-Libanês e Albert Einsten, na Capital paulista.

O Hospital Estadual de Sumaré é considerado secundário, ou seja, de média complexidade e passou a ser administrado pela Unicamp após convênio firmado entre as partes. (Angela Kuhlmann/Da Agência Anhangüera) Angelak@rac.com.br