Hospital Regional faz mutirão de cirurgias

ValeParaibano - São José dos Campos - Quinta-feira, 25 de novembro de 2004

qui, 25/11/2004 - 9h06 | Do Portal do Governo

Taubaté

O Hospital Regional de Taubaté realiza a partir de hoje o seu quarto mutirão médico para reduzir a fila de espera por cirurgias eletivas (marcadas com antecedência) na unidade.

Segundo a direção do hospital, serão realizadas 31 operações até amanhã, todas elas complexas – são cirurgias para pacientes com problemas cardíacos, gástricos e neurológicos.

A iniciativa faz parte de um pacote de medidas que tem como objetivo extinguir o déficit de operações na unidade. Até o final deste ano, outros mutirões (ainda sem datas definidas) deverão ser realizados.

‘Nessas especialidades, temos hoje cerca de 150 pacientes à espera de cirurgias. Com mais esse mutirão, esperamos reduzir o tempo de espera de todos eles’, afirmou Aldineia Martins, diretora do Hospital Regional.

Cerca de 100 profissionais de saúde – 60 deles, médicos – estarão envolvidos nos trabalhos do mutirão. A direção da unidade alerta, no entanto, que apenas as pessoas que já estiverem na fila de espera por cirurgias no Regional serão beneficiados pela iniciativa.

Por causa da complexidade das operações, os pacientes deverão permanecer internados na unidade por três dias, em média. Em razão disso, há 20 leitos extras nos quartos do hospital para garantir o atendimento.

As jornadas de trabalho na unidade foram ampliadas. Nos próximos dois meses, os funcionários do hospital deverão fazer horas-extras todos os dias.

Criado para ser o centro de referência em especialidades médicas de todo o Vale do Paraíba e Litoral Norte, o Hospital Regional foi implantado em Taubaté em maio deste ano pelo governo do Estado no prédio onde funcionava o antigo Hosic.