Hospital Mário Covas ganha hoje 1º hemocentro da região

Diário do Grande ABC - 31/10/2003

sex, 31/10/2003 - 10h04 | Do Portal do Governo

Javier Contreras, da Redação


O primeiro hemocentro do Grande ABC será inaugurado oficialmente hoje, às 11h, nas dependências do Hospital Estadual Mário Covas, em Santo André. A falta de um local específico que fosse tecnicamente capaz de abastecer toda a região fez com que os hospitais locais apelassem durante muito tempo para hemocentros de São Paulo. Uma maior flexibilidade para a chegada do material aos hospitais dependerá, porém, de parceria financeira com as prefeituras locais.

A demanda necessária para suprir as sete cidades, segundo a Colsan (Sociedade Beneficente de Coleta de Sangue) – parceira da Secretaria Estadual de Saúde e responsável pela gerência de coleta e distribuição de sangue nos hospitais públicos do Estado – é de 3,5 mil a 4 mil bolsas de sangue por mês. Hoje, são coletadas somente cerca de 2 mil bolsas em postos na região.

O investimento de R$ 600 mil da Secretaria Estadual e da Colsan foi utilizado grande parte em equipamentos, como geladeiras para estoque, freezers para armazenamento de plasma e centrífugas para separação dos componentes do sangue. Agora, o hemocentro contribuirá também para o desenvolvimento de outros serviços como processamento, armazenamento, sorologia e transporte do material. Uma novidade importante é que o hospital está apto agora para coletar células utilizadas no transplante de medula. No próximo mês, uma operação desse tipo deverá acontecer no hospital.

Segundo o diretor superintendente da Colsan, José Augusto Barreto, conversações sobre convênios com as prefeituras locais agilizará futuramente a remessa do sangue aos hospitais conveniados pelo SUS (Sistema Único de Saúde). ‘A Colsan já faz o abastecimento necessário aos hospitais do Grande ABC, mas não integralmente em alguns serviços. Necessitamos manter convênios com as prefeituras para ser mais ágil tanto no transporte como também nas condições de armazenamento, suporte e técnicos especialistas que atuem em sistema de plantão’, disse.

Segundo ele, as negociações com as prefeituras de Santo André, São Bernardo e São Caetano já estão adiantadas. As outras prefeituras também já foram contatadas.