Hospital Estadual de Santo André passa a funcionar 24 horas/dia

Diário do Grande ABC - 25/6/2002

ter, 25/06/2002 - 10h50 | Do Portal do Governo

O Hospital Estadual de Santo André começou a funcionar 24 horas ontem, com a abertura da segunda etapa, inaugurada na semana passada pelo governador Geraldo Alckmin. Ontem, foram abertos um centro cirúrgico com oito salas, 40 leitos para internação e 14 para UTI (Unidade de Terapia Intensiva). Com isso, torna-se possível que pacientes passem a noite no hospital. O hospital passou por um processo de limpeza e desinfecção.

Até a semana passada, o hospital fazia internações em regime de hospital-dia, quando os pacientes passam o dia internados, se necessário, e depois são liberados para voltar para casa, mas não podem pernoitar. Essas pequenas alterações continuarão a ser executadas. Ontem, foram feitas cirurgias de varizes e vesícula no novo centro cirúrgico, e um paciente foi internado e passaria a noite no hospital.

‘A partir de agora, o hospital não fecha mais as portas, funcionará 24 horas por dia. Isso demonstra que inauguramos o espaço e o colocamos para funcionar, não foi uma inauguração política’, disse o superintendente do hospital, Geraldo Reple Sobrinho. Antes, o hospital funcionava das 7h às 19h.

A partir da inauguração, o hospital passa a poder realizar cirurgias mais complexas, de ginecologia, angiologia, urologia, entre outras. No total, existem agora 56 leitos cirúrgicos, fora os de UTI.

Com a abertura das novas alas, o hospital deve trabalhar com 30% de sua capacidade e deve atingir a totalidade de seu funcionamento em meados do ano que vem, segundo Reple Sobrinho. A próxima etapa a ser inaugurada está prevista para novembro, quando devem funcionar a maternidade, a UTI neonatal entre outras áreas.

O hospital todo tem 30 mil m² distribuídos em cinco pavimentos e está em construção desde 1976. A obra sofreu várias interrupções até que, em 1991, foi totalmente paralisada. Em março de 2001, as obras foram retomadas e a entrega da primeira etapa aconteceu em dezembro passado. Até o momento, foram gastos cerca de R$ 56 milhões.

Samir Siviero