Hospital de Sumaré atinge excelência

Correio Popular - Segunda-feira, dia 7 de agosto de 2006

seg, 07/08/2006 - 11h29 | Do Portal do Governo

Instituição recebe certificação inédita de melhor unidade pública do País, dada por comissão do Instituto Qualisa de Gestão

Delma Medeiros

DA AGÊNCIA ANHANGÜERA

delma@rac.com.br

O Hospital Estadual de Sumaré foi eleito o melhor hospital público do País. A unidade foi classificada por uma comissão do Instituto Qualisa de Gestão (IQG) com a Acreditação Hospitalar nível 3, a mais alta no padrão de certificação, que assegura excelência na qualidade de gestão e assistência à saúde. A certificação é concedida pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), instituição credenciada pelo Ministério da Saúde para avaliar a qualidade do atendimento prestado em unidades hospitalares. Trata-se de fato inédito para um hospital público. Até o momento, apenas cinco hospitais brasileiros, todos da rede privada, possuem a certificação, chamada de Acreditação com Excelência.

“A certificação é resultado de um processo iniciado há quatro anos”, diz o superintendente, Lair Zambon. Ele lembrou que o hospital também foi o primeiro a receber os conceitos de Acreditação nível 1 e 2. “Anunciar o resultado da avaliação para a equipe foi como entrar em campo para jogar a final da Copa do Mundo”, comemorou Zambon, ressaltando que o resultado é motivo de orgulho para toda a equipe, que está motivada para que o hospital seja “não apenas um modelo de gestão, mas de atendimento no serviço público”. Ele destacou que o corpo de funcionários trabalha no sentido de reverter a máxima de que “serviço público é serviço ruim”.

“É um orgulho para São Paulo ter o melhor hospital público do País. Mostra que o caminho está correto e que o investimento do governo do Estado vem dando resultado”, avaliou o secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata. O Hospital Estadual de Sumaré é uma das 20 unidades estaduais administradas por organizações sociais de saúde (OSS). Desde sua inauguração, em 2000, o hospital é gerenciado pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Para alcançar a certificação máxima, o hospital foi avaliado durante um ano por técnicos do IQG. No processo, todos os setores foram vistoriados e atenderam aos padrões técnicos exigidos pela ONA. A Acreditação Hospitalar certifica que o serviço obedece a uma série de padrões previamente estabelecidos. Trata-se de um novo conceito de qualidade que combina segurança com ética profissional, responsabilidade e qualidade de atendimento.

Para o coordenador de Serviços de Saúde da Secretaria estadual, Márcio Cidade Gomes, a classificação vem coroar um trabalho desenvolvido há oito anos pela pasta, de adoção de novo modelo de gestão pelas OSS. “A meta é oferecer um hospital do SUS (Sistema Único de Saúde) com as mesmas ferramentas e qualidade de um hospital privado”, afirmou Gomes, destacando que a certificação é resultado do trabalho da Unicamp e de toda a equipe, e do compromisso que têm com a população. “A certificação representa para o usuário a garantia de atendimento com a mesma qualidade dos melhores hospitais privados do País”, conclui Gomes. Ele citou ainda que outros dois hospitais estaduais — Diadema e Pirajussara — também estão prestes a alcançar o nível 3 de Acreditação.

NÚMEROS

Hospital Estadual de Sumaré

Atendimento: 100% SUS

Orçamento 2005: R$ 52,2 milhões

Inauguração: 21 de setembro de 2000

Área construída: 30 mil m²

Funcionários: 1,1 mil

Profissionais de enfermagem: 539

Docentes: 20

Médicos assistentes: 200

Médicos residentes: 80

Leitos: 267 (6 UTIs pediátricas e 18 UTIs adultas)

Especialidades médicas: 33 (65% das doenças existentes)

Internações/ano: 12,5 mil

Consultas ambulatoriais/ano: 60 mil

Consultas de emergência/ano: 16 mil Cirurgias/ano: 3,1 mil ambulatoriais, 3,7 mil eletivas e 800 emergência

Partos/ano: 2,2 mil (70% normais)

Circulação diária: cerca de 1,6 mil pessoas

Abrangência: microregião de Hortolândia, Monte Mor, Nova Odessa, Santa Bárbara d’Oeste e Sumaré, equivalente a 600 mil habitantes

OS ELEITOS

Hospitais brasileiros com Acreditação nível 3

Hospital Mater Dei, de Belo Horizonte (MG)

Hospital Alemão Oswaldo Cruz, de São Paulo (SP)

Biocor Hospital de Doenças Cardiovasculares, de Nova Lima (MG)

Hospital Dia e Maternidade Unimed, de Belo Horizonte (MG)

Hospital Vita Volta Redonda, de Volta Redonda (RJ)

Hospital Estadual de Sumaré, de Sumaré (SP)