Hospital de SP cria programa para devolução de remédio

EPTV Campinas

qui, 02/04/2009 - 10h12 | Do Portal do Governo

Em quatro meses, 14 mil caixas foram devolvidas no Hospital das Clínicas

O Hospital das Clínicas de São Paulo desenvolveu uma campanha para que os pacientes devolvam os remédios que sobram após um tratamento. Em muitos casos, eles vão parar no estoque da família para depois ser jogado no lixo.

“Se precisar algum dia, usa, se nao espera ate a data de validade vencer. Quando vencer a gente joga fora”, exemplifica a professora Mônica Bechenkamp.

Remédio jogado no lixo polui o meio ambiente. Se ficar guardado em casa, estimula a automedicação e oferece um risco ainda maior: o de ser engolido por crianças.

Na campanha do Hospital das Clínicas, os pacientes que recebem medicamentos no local são orientados a devolver o que sobrar. Quando cartelas cheias de comprimidos que não estavam mais sendo usadas saem do fundo da gaveta, o paciente e a família dele evitam problemas em casa e ainda ajudam outras pessoas.

Muitos remédios devolvidos ao hospital são reaproveitados em outras receitas. A triagem dos medicamentos é rigorosa. Se tiverem qualquer problema, são descartados. Só voltam para a prateleira os que estiverem perfeitos.

Em quatro meses de campanha, 14 mil caixas de remédios foram devolvidas. Até agora uma economia de R$ 120 mil.

“Trinta mil reais por mês, para a gente fazer uma comparação, é o preço de um respirador de uma Unidade de Terapia Intensiva, que vai salvar uma vida”, calcula o diretor-executivo do Hospital das Clínicas.

E com ajuda dos pacientes, mais vidas ainda podem ser salvas. “Outros também precisam do remédio para se tratar. O hospital dá remédio e a gente vai jogar fora? Não tem condições”, afirma a dona-de-casa Mercedes Ferreira.