Hospitais mais eficientes

Agora

seg, 28/12/2009 - 12h27 | Do Portal do Governo

O governo do Estado de São Paulo anunciou que vai transferir a administração do Hospital Brigadeiro, na capital, para uma entidade privada. A mudança faz parte da estratégia de tornar a unidade, que conta hoje com 150 leitos, um centro especializado em transplantes.

O hospital continuará sendo de propriedade do Estado e, mais importante, vai manter o atendimento exclusivo aos pacientes do SUS.

Há mais de dez anos, o governo estadual vem adotando o modelo das OSS (Organizações Sociais de Saúde), em que hospitais e outras unidades públicas de saúde têm sua administração transferida do Estado para a iniciativa privada, mas continuam prestando serviços ao SUS.

O modelo já mostrou que tem vantagens, porque as unidades de saúde que funcionam como OSS têm atendimento de boa qualidade.

E isso é o que mais importa, sempre, para a população que não tem condições de pagar por um plano de saúde e conta exclusivamente com os serviços do Estado para receber cuidados médicos.

Atualmente, mais de 50 hospitais públicos no Estado de São Paulo funcionam desse modo, sob administração de entidades privadas. Diante da enorme burocracia sempre existente na administração dos órgãos públicos, esse modelo das OSS se mostra uma boa solução para a prestação de serviços de qualidade à população.